Politica

Voto de Aplauso: Câmara de Patos-PB homenageia profissionais no Dia Internacional da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965

A Câmara Municipal de Patos-PB aprovou durante Sessão Ordinária desta quinta-feira (13) o requerimento nº 856/2021 de autoria da vereadora Nadir Rodrigues (Republicanos), destinando Voto de Aplausos aos profissionais de enfermagem com atuação no município, por ocasião das celebrações alusivas ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no último dia 12 de maio. “Gostaria de aproveitar essa oportunidade em que iniciamos a semana da enfermagem, para parabenizar todos os meus colegas profissionais de enfermagem pelo brilhante serviço prestado a toda sociedade nesse momento de pandemia. ”, asseverou a parlamentar durante Sessão Ordinária desta terça-feira (11), quando apresentou verbalmente o requerimento, aprovado por unanimidade somente nesta quinta-feira (13), ressaltando a importância do reconhecimento por parte do Poder Legislativo a essa categoria.

Origem do Dia Internacional da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.

Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

Dia da Enfermagem no Brasil

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938. No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

ASSCOM

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
close