Vitalzinho será o novo ministro do Turismo



Após meses de tensa negociação, o jornal a Folha de S. Paulo publicou hoje reportagem confirmando o convite da presidente Dilma Rousseff ao senador paraibano Vital do Rêgo (PMDB-PB) para sua equipe ministerial.

Segundo a publicação, caso não haja nenhuma reviravolta, o senador vai ocupar o Ministério do Turismo. Assessores do Palácio do Planalto e integrantes do PMDB teriam confirmado a versão. Eles apontaram o ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante como articulador da paz entre as legendas aliadas.

A matéria diz ainda que Vitalzinho já foi avisado sobre a indicação, mas a decisão só será divulgada após o carnaval.

Entenda

O nome de Vital estava cotado para a Esplanada desde o ano passado, mas para uma outra vaga: a da Integração Nacional.

A indicação tinha o consenso da bancada do Senado e da Câmara. Dilma, no entanto, pegou os peemedebistas de surpresa no começo do ano ao tentar um acordo para emplacar o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que não estava no xadrez ministerial, para a vaga.

Peemedebistas dizem que a presidente ofereceu o posto para tirá-lo do quadro sucessório no Ceará. No Estado, os aliados do governo federal Cid e Ciro Gomes querem lançar candidato e não querem o senador como adversário.

Irritada, a bancada do PMDB na Câmara abriu mão de indicar sucessores no Turismo e na Agricultura, pastas que hoje estão sob comando dos deputados do partido Gastão Vieira (MA) e Antônio Andrade (MG), respectivamente. Ambos sairão do cargo para disputar a eleição.

O modelo também desagrada o PMDB na Câmara porque o grupo queria que Dilma entregasse o comando de outra pasta a um deputado peemedebista, como Portos, Ciência e Tecnologia ou a própria Integração Nacional, o que não deve ocorrer.

Parlamentopb