Violência doméstica cresce durante pandemia e OAB reforça rede de proteção em Patos



Se em condições normais já existe número alto de violência doméstica, principalmente contra as mulheres, diante a pandemia gerada pelo novo coronavírus, COVID – 19, esses números crescem mais ainda. Nas atuais condições, para a mulher acionar o sistema de proteção em casa é ainda mais difícil pelo fato de que, geralmente, o seu agressor está sob o mesmo teto.

Foi com base em estudos que a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Patos (OAB/Patos), vem cada vez mais buscando fortalecer a rede de proteção. Agora a sociedade tem a sua disposição o Projeto OAB por Elas, no qual advogadas voluntárias prestam esclarecimentos jurídicos para mulheres vítimas de violência doméstica e realizam os encaminhamentos necessários para a rede de proteção.

Todas as mulheres que precisarem podem acionar a Delegacia Especializada da Mulher (DEAM) e agendar uma conversa de esclarecimentos. O telefone da DEAM é (83) 3423 2233.

O Projeto OAB por Elas conta com um grupo de advogadas voluntárias para ajudar nos casos. O combate à violência contra a mulher é de responsabilidade de todos e conta com o apoio da própria DEAM e com a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher de Patos.


Jozivan Antero – Patosonline.com