Vereadora Nadir Rodrigues conclama que órgãos de Patos se juntem para proteger crianças e adolescentes dos abusos sexuais



Em Patos há uma lei municipal n° 4.438/15 que institui o mês de maio como o mês de prevenção ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes designado ‘Maio Laranja’.

De autoria da vereadora Nadir Rodrigues (PMDB), a lei chama a atenção da sociedade para coibir o abuso e a exploração de sexual de crianças e adolescentes, pois, essa prática é uma realidade de Patos e do Brasil. “Nós precisamos mobilizar todos os órgãos públicos de nossa cidade, nos mobilizarmos junto ao CMDCA, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Patos, que protege as nossas crianças, para que a gente chame a atenção da sociedade, que este ato ainda acontece e que não pode mais existir. Nós precisamos proteger nossas crianças, é uma realidade (abuso), mas, tem que ser extinta ”, conclamou.

A vereadora utilizou a tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa para chamar atenção do Poder Executivo e o Poder Legislativo que já se comprometeu, através do presidente da Casa, Sales Júnior, em fazer um trabalho de mobilização no trabalho de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

 A lei trabalha seis eixos do Plano de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes: análise da situação; mobilização e articulação; defesa e responsabilidade; atendimento; prevenção e protagonismo Infanto Juvenil.

O dia 18 de Maio é lembrado como o dia de luta pelo à exploração sexual de crianças e adolescentes. A data foi escolhida por motivo da morte da menina Araceli Cabrera Crespo, que tinha 8 anos quando foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, em Vitória, no Espírito Santo. Esse ano sua morte completa 44 anos. 

 

Acilene Candeia