Locais

Vereadora Nadir parabeniza realização de curso pioneiro de doula, em Patos

ÓTICAS GUIMARÃES

Será realizado nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro, a primeira formação de Doulas na cidade de Patos.

A iniciativa pioneira foi elogiada pela vereadora Nadir Rodrigues, que também é enfermeira e destacou a importância do curso.

Segundo Nadir, a capacitação para as doulas engloba várias técnicas não farmacológica que podem aliviar as dores e tensões e tornar o momento do parto menos traumático e mais tranquilo: “Ter uma doula ao lado é fundamental para que a mulher tenha uma experiência de parto mais positiva, bem como seja a protagonista de sua história, auxiliando-as e ajudando a se (re)encontrar com o sagrado feminino e esse curso vem para dar mais oportunidade,  tanto a essas profissionais, como a mulher que vai ter a garantia de estar com uma profissional capacitada” destacou.

As doulas são profissionais capacitadas para oferecer uma assistência baseada em evidências científicas. São elas que tem colaborado muito para o resgate do protagonismo da mulher em seu parto.

O curso terá uma carga horária de 85 horas de duração e será voltado para mulheres acima dos 18 anos e que desejam atuar nessa área.

A proposta do curso é capacitar mais mulheres com informações tornando-as aptas a prestarem assistencia informacional, apoio fisico e emocional desde da gestação, parto e pós-parto.

Itaiany Brito foi a primeira doula atuante em Patos PB, começou uma dinâmica de trabalho inovador em forma de roda de conversa com apenas cinco mulheres e em menos de três anos ela prestou assistência a centenas de gestantes.

Semanalmente em seu espaço (Espaço Cuidado Materno) familias se encontram para se preparar para o parto. Mais de 100 mulheres foram beneficiadas com seus serviços na gestação e parto, inclusive mulheres que já tiveram cesáreas e agora decidem pelo parto natural.

Itaiany Brito filha natural de Patos morou 11 anos em João Pessoa PB e em 2017 retorna para sua casa. Todo ano se atualiza participando do Seminário Internacional de Parto (Siaparto) e esse nesse ano de 2019 doulou no Sofia Feldmam, maternidade referência do nosso Brasil que presta assistência humanizada (SUS).

Precisamos de mais doulas em nossa cidade e município para oferecer suporte continuo as nossas gestantes. Temos a lei de número 4.727/ 2016 de autoria da vereadora Nadir que assegura a presença da Doula no período de trabalho de parto, parto e pós-parto, lembrando que a presença dessa profissional não sem tirar o direito da mulher também ter seu acompanhante.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios