• Dra Milena
Gerais

Top 5 melhores ferramentas para gerenciamento de projetos

ÓTICAS GUIMARÃES

Quer aprimorar o desempenho da sua equipe mas não sabe por onde começar? Que tal conhecer as melhores ferramentas para gerenciamento de projetos?

A pandemia de Covid-19 acelerou a adesão das empresas a uma prática que já vinha sendo experimentada em menor escala: o trabalho remoto. Um levantamento da consultoria Betania Tanure Associados (BTA), verificou que 43% das empresas brasileiras adotaram o home office no início da pandemia. 

Seja esta a realidade da sua empresa ou não, não há dúvidas de que toda organização pode se beneficiar de boas tecnologias de gestão e acompanhamento de projetos, concorda?

Pensando nisso, reunimos neste post algumas das melhores ferramentas para gerenciamento de projetos, entre opções gratuitas e pagas. Fique conosco e descubra a tecnologia que poderá alavancar o desempenho da sua empresa.

Top 5 melhores ferramentas para gerenciamento de projetos

Reunimos algumas das melhores e mais conhecidas opções do mercado em gestão de projetos. Conheça cada uma delas e descubra qual melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio:

1. Trello

Não poderíamos deixar de abrir nossa lista com esta, que é provavelmente uma das mais famosas e melhores ferramentas para gerenciamento de projetos: o Trello.

Conhecido por sua interface simples e intuitiva, onde o usuário tem total liberdade para organizar suas demandas por meio de listas, quadros e cartões, o Trello possibilita gerenciar projetos de forma prática e extremamente visual, utilizando diferentes cores e tags para cada projeto ou atividade.

Pode ser utilizado tanto a nível individual, para organização pessoal, como de forma colaborativa, onde o gestor pode adicionar os membros da equipe em um mesmo quadro, anexar arquivos, atribuir tarefas, definir prazos e acompanhar as entregas. Tudo isso naquele esquema arrasta e solta, super simples e prático de utilizar.

Outro ponto extremamente positivo desta ferramenta para o acompanhamento de projetos é que, além da versão web para navegadores, ela também possui aplicativo para Android e iOS, permitindo que o gestor possa verificar o andamento das atividades de onde estiver, diretamente do smartphone.

Se você busca por uma ferramenta gratuita para gestão de projetos, vale a pena dar uma olhada no que o Trello tem a oferecer. Também vale mencionar que, além da versão free, a plataforma possui funcionalidades premium, por meio de upgrades chamamos “Power Ups”, que irão turbinar a sua ferramenta.

2. Asana

Assim como o Trello, o Asana também merece destaque como uma das melhores ferramentas para gerenciamento de projetos.

Esta plataforma permite acompanhar tudo de perto, centralizar a comunicação, distribuir tarefas, organizar o workflow de forma hierárquica, incentivar a colaboração, monitorar prazos e muito mais, tudo em um só lugar, consagrando-a como um dos softwares mais completos do mercado.

Um de seus maiores diferenciais certamente é sua função linha do tempo, que permite acompanhar o progresso de um projeto, verificando o desempenho individual de cada membro da equipe, suas entregas e até mesmo o andamento de cada atividade em relação ao prazo de entrega.

Tudo isso com mais de 200 integrações, incluindo as principais plataformas e ferramentas de produtividade do mercado, como: Google Drive, Zendesk, Salesforce, Trello, etc.

O Asana oferece uma ferramenta gratuita para gestão de projetos, disponível nos formatos web e mobile. Mas, caso sua empresa necessite de funções mais robustas, a versão paga certamente poderá atender às suas necessidades.

3. Bitrix24

Outro grande exemplo de ferramenta para gestão de projetos, o Bitrix24 trabalha com as metodologias Kanban, Agile e Scrum e possui diversas integrações para otimizar o desempenho da sua equipe.

Delegue tarefas e atribua uma carga horária para o seu cumprimento, acompanhe o fluxo de trabalho e o desempenho de cada membro do seu time.

Além da ferramenta de gestão e acompanhamento de projetos, a plataforma ainda possui mais de 35 funcionalidades, como: gestão de RH, CRM, automação de marketing, chat, vídeo, dentre outras. Isso significa um alto poder de integração para os mais diversos setores da sua empresa.

Você pode começar utilizando o Bitrix24 gratuitamente e, caso seja necessário, contratar um dos planos pagos para otimizar ainda mais o seu gerenciamento de projetos.

4. Slack

A comunicação é parte fundamental do gerenciamento de projetos, ainda mais diante da alta adesão ao home office que vemos atualmente.

Tendo isso em vista, não poderíamos deixar de mencionar o Slack, uma das melhores ferramentas para comunicação e gerenciamento de equipes e projetos.

A plataforma permite criar canais de chat, separando os times por projeto, otimizando a gestão da equipe e a comunicação no dia a dia. Sabe aquela reunião que poderia ter sido um e-mail, ou todas aquelas mensagens na sua caixa de entrada? Com o Slack, tudo isso pode ser centralizado em um só lugar.

A ferramenta ainda oferece integração com diversas outras plataformas, como: Zendesk, Google Drive, Trello, Google Agenda, Dropbox, Zoom, dentre muitas outras. Isso significa que você pode compartilhar arquivos, realizar chamadas por vídeo ou agendar eventos rapidamente, dentro da mesma plataforma.

Disponível tanto para a web, quanto para celulares, a versão gratuita do Slack já pode ser o suficiente para empresas menores. Mas, caso seja necessário, a ferramenta também possui planos pagos, com integrações ilimitadas, mais espaço para armazenamento de arquivos e histórico de todas as mensagens trocadas.

5. Microsoft Project

Se é tradição que você busca, o Microsoft Project pode ser a ferramenta de gerenciamento de projetos que você procura. Tendo sua primeira versão lançada em 1985, certamente é uma das mais antigas do mercado

Planeje e gerencie seus projetos, crie listas de tarefas de forma ordenada, atribua atividades, trabalhe de forma colaborativa, acompanhe a linha do tempo do projeto por meio de gráficos de Gantt e muito mais.

Quem está acostumado com os programas da Microsoft, como planilhas do Excel ou do Google Sheets, já estará bem familiarizado com esta ferramenta, afinal, ela segue uma interface semelhante, sendo bastante intuitiva para seus usuários.

Diferentemente das outras mencionadas, o Project é uma ferramenta paga, que custa a partir de R$ 64,00 por mês no plano mais básico.

Como escolher uma boa ferramenta para gerenciamento de projetos?

Ainda está em dúvida sobre qual é a melhor ferramenta de gerenciamento de projetos para a sua empresa? Para uma escolha segura, é importante sempre verificar quais são as reais necessidades do seu negócio. Assim, você pode buscar pelas plataformas que possuam funcionalidades capazes de suprir sua demanda.

Além disso, sempre é válido experimentar versões gratuitas quando disponíveis. Assim, é possível ter uma boa noção do desempenho da ferramenta antes mesmo de colocar a mão no bolso.

Este post foi escrito pela Zendesk, uma plataforma especializada em soluções focadas em aperfeiçoar o atendimento e suporte ao cliente, potencializando o desempenho da sua equipe e otimizando os resultados da sua empresa.


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo