ColunistasRodrigo César Limeira

Teorias sobre o fim do mundo, assistam em vídeo a explanação do físico Rodrigo Cézar

ÓTICAS GUIMARÃES

Há várias teorias formuladas sobre o fim do mundo. Em primeiro lugar, quando nos referimos ao fim do mundo, estamos nos referindo a extinção da vida no planeta Terra. Essas teorias falam sobre a possibilidade de uma terceira guerra mundial, intensificação do fenômeno de aquecimento global e choque de um asteróide contra a Terra, no entanto, a mais defendida por vários estudiosos é a que trata da expansão do Sol, devido ao escasseamento de gás hidrogênio em seu interior, esse processo poderá representar a acelareção da morte do Sol como estrela, promovendo de forma direta o desaparecimento de todas as formas de vida sobre a face da Terra.A radiação solar, em determinados comprimentos de onda, favorece a ocorrência de processo químicos indispensáveis para a vida dos vegetais e algas, nos seres humanos a radiação é importante para a síntese inclusive de vitamina D, importante para a fixação de cálcio no corpo.

Só lembrando que a idade aproximada do Sol e da Terra varia entre 4,5 bilhões e 5 bilhões de anos, e que a referida estrela de quinta grandeza, tem uma temperatura média de aproximadamente 5505ºC. A morte do Sol é um processo muito lento e gradativo, que poderá levar mais de 5 bilhões de anos, mas que já está em curso. Assistam ao vídeo do canal físico e meteorologista Rodrigo Cézar.

Créditos nas imagens: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay Imagem de mohamed Hassan por Pixabay Imagem de Stefan Keller por Pixabay Imagem de Stefan Keller por Pixabay

Portal Ciência em Foco


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo