Tenente do Corpo de Bombeiros de Patos repassa orientações importantes sobre como evitar choques elétricos no ambiente doméstico. Veja



Tenente Aurélio, do Corpo de Bombeiros de Patos, gravou um vídeo onde aparece repassando orientações importantes para a população, no tocante aos riscos de choque elétrico no âmbito domiciliar.

Ele começou alertando que o uso errado de equipamentos elétricos nas residências pode ocasionar diversos tipos de acidentes, que em alguns casos pode levar até a morte.

Aurélio recomendou que as pessoas não utilizem qualquer equipamento elétrico que esteja sendo energizado, principalmente se estiverem descalços ou molhados.

Um exemplo bem prático e comum em quase todas as residências é uso de máquinas de lavar roupas. Nesses casos, o tenente orientou que as roupas só devem ser retiradas após a lavagem, se o equipamento já estiver com a tomada desconectada da energia.

Outra recomendação é para não utilizar vários equipamentos elétricos em um único T, pois isso aumenta o risco de uma sobrecarga e consequentemente o surgimento de um incêndio de grandes proporções.

Ainda nesse contexto, tenente Aurélio disse que os equipamentos com fiação estragada e exposta devem ser evitados.

Em caso de uma pessoa receber um choque elétrico, a recomendação é que a outra pessoa não busque tocar nela diretamente, mas procure a chave geral da energia para interromper a carga. Após isso, é o momento certo de ajudar a pessoa.

Em caso de não haver chave geral de energia, a outro pessoa pode utilizar um pedaço de madeira seca ou qualquer equipamento isolante para retirar o fio que está provocando o choque na vítima.

O procedimento de ligar para o número 193 é primordial nesses casos.

Ouça mais detalhes no áudio/vídeo que segue.

Matéria por Patosonline.com




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.