Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal na Paraíba esclarece principais dúvidas do auxílio emergencial



A Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal na Paraíba, Aline Paiva, concedeu entrevista ao programa Polêmica no final da tarde desta sexta-feira, dia 24, para esclarecer dúvidas sobre o auxílio emergencial, dar orientações sobre pagamentos e falar dos desafios ao órgão desde o início das atividades em meio a pandemia do novo coronavírus, COVID – 19.

A regional da Caixa Econômica tem abrangência para 196 municípios e sua sede está em Campina Grande. Aline é a primeira mulher a assumir a superintendência e vem buscando garantir as melhores condições para atender os beneficiários do auxílio emergencial que movimentou, até o momento, mais de 3 Bilhões de Reais em recursos injetados na economia, além de pagamento de benefícios trabalhistas e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Os desafios iniciais, diante da dimensão histórica e que causaram transtornos pela quantidade de cidadãos que buscaram as agências na primeira parcela do benefício foram superados rapidamente pela Caixa Econômica Federal através do planejamento entre funcionários, bem como com parcerias firmadas com prefeituras, entes públicos e privados e com a reorganização da logística no pagãmente da segunda parcela.

Aline Paiva deixou claro que a Caixa Econômica não foi a responsável por cadastros daqueles que seriam beneficiados, mas sim por efetuar o pagamento. O cadastro foi analisado e liberado pela DATAPREV e o Ministério da Cidadania. A superintende disse que a consciência das pessoas é algo muito importante e lamentou que alguns cidadãos sem direito tivessem feito o cadastro, o que acabou trazendo problemas e atrapalhou para aqueles que realmente precisavam. Os órgãos de segurança estão sendo mobilizados e haverá investigações para atos não lícitos possam ser combatidos.

Com alerta, Aline Paiva pediu muita atenção para o pagamento da 4ª parcela que começou a ser efetuada desde o dia 22 de julho. A superintendente relatou que os beneficiários do Bolsa Família permanecem recebendo de acordo com a data já em rotina. Os beneficiários do aplicativo Caixa Tem terão novos mecanismos para melhor atender por data do mês de nascimento. Desde quarta-feira, dia 22, já está creditado nas contas abertas pelo sistema. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas pelo www.caixa.gov.br/auxilio.

Os beneficiários que estão recebendo mensagens através do aplicativo devem ficar atentos. Mensagem de finalizar a validação do seu cadastro não precisam ir até a Caixa, mas devem seguir o passo a passo do aplicativo. Na mensagem de dirigir-se a agência, estes devem levar identidade, CPF e comprovante de residência, todos com cópias.  

Toda a entrevista da superintendente da Caixa Econômica Federal pode ser ouvida no áudio disponibilizado:


Jozivan Antero – Patosonline.com




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.