Politica

STF julga como improcedente ação de Cássio e Wilson vai tomar posse no Senado

ÓTICAS GUIMARÃES

"cassio"

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, julgou improcedente nesta sexta-feira (28) a Ação Cautelar interposta pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tentava tomar posse como senador na próxima terça-feira (1º) mesmo antes do STF julgar o mérito de seu recurso, em que ele tenta se tornar elegível.

Assim, o tucano mesmo tendo conquistado mais de um milhão de votos não tomará posse na terça e vai mesmo ter que esperar o trâmite completo de sua ação. Quem vai assumir em seu lugar é o terceiro colocado na disputa de 2010, o deputado federal Wilson Santiago (PMDB).

Cássio teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e depois pelo Tribunal Superior Eleitoral tendo como base a nova Lei da Ficha Limpa, mas ainda tenta reverter a decisão no Supremo.

Paralelamente a isto o ex-governador tentava com a ação cautelar ser empossado liminarmente até que o mérito fosse julgado, mas Peluso acaba de votar ao contrário.

Cássio só será senador agora se o STF acatar sua elegibilidade. Se isto acontecer, ele assume o mandato na mesma hora e tira Wilson da Casa. Mas se o STF julgar o recurso do tucano improcedente, o peemedebista garantiria definitivamente seu mandato.

Phelipe Caldas – MaisPB

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo