Sport-PB decide aguardar liberação do Governo do Estado para iniciar remontagem do time

Arthur Ferreira, diretor executivo do Sport Campina — Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com



O Campeonato Paraibano já tem uma data definida para o seu retorno, pelo menos de acordo com a Federação Paraibana de Futebol (FPF) e os clubes. Mas o cronograma definido em reunião realizada nessa quinta-feira – que prevê a retomada em 18 de julho, com a competição se encerrando em 9 de agosto – ainda depende de autorização do Governo do Estado. Por isso, o Sport Lagoa Seca decidiu que só vai iniciar a remontagem do time quando essas datas forem oficializadas pelo poder público.

Diretor executivo do Carneiro, Arthur Ferreira alegou que é arriscado demais contratar jogadores neste momento sem saber se as datas apresentadas pela FPF – em comum acordo com os clubes – vão mesmo ser aceitas e, portanto, confirmadas posteriormente.

– As datas foram definidas mas ainda dependem da liberação do Governo do Estado e prefeituras. Lembrando que o decreto do Governo da Paraíba que está em vigor proíbe a realização de competições. Corremos o risco de contratar jogadores e não haver a liberação por parte do governo estadual, fazendo com que o clube crie mais dívidas. Então iremos aguardar mais um pouco, para vermos como se dará a evolução da pandemia no estado – comentou o dirigente.

De fato, o último decreto do Governo da Paraíba, que trata da flexibilização em meio à pandemia do novo coronavírus, liberou, desde a última segunda-feira, dia 15, apenas a realização de treinos por parte dos clubes profissionais. E, mesmo assim, delegou às prefeituras o poder de decidir sobre essa retomada em cada um dos seus respectivos municípios.

Ainda de acordo com esse decreto estadual, os eventos esportivos estão previstos apenas para a terceira das quatro fases desse processo de flexibilização, que está prevista para ser iniciada no dia 13 de julho, mas ainda pendente de confirmação. A FPF, ciente desse prognóstico, marcou a retomada do Campeonato Paraibano para cinco dias depois, no dia 18, um sábado. A expectativa é que os clubes comecem a treinar ainda neste mês, isso depois de submeterem seus jogadores, comissão técnica e funcionários aos exames da Covid-19.

Fato é que Arthur Ferreira admite que, por enquanto, o Sport-PB ainda não tem planejamento para a remontagem do elenco e para o início dos treinamentos, que seguem proibidos em Lagoa Seca. Importante lembrar que, por conta da crise financeira, a diretoria do Carneiro se desfez de todo o seu elenco durante essa pandemia e, no momento, não conta com nenhum jogador profissional à disposição – tem apenas 18 atletas amadores, mas o Regulamento Geral de Competições (RGC) permite que apenas cinco sejam utilizados em uma competição profissional, como é o estadual.

Já rebaixado para a 2ª divisão do Campeonato Paraibano do ano que vem, o Sport Lagoa Seca ainda tem dois jogos por fazer para cumprir tabela. Os jogos do Carneiro são contra o CSP, fora de casa, e contra o São Paulo Crystal, em casa, na última rodada da primeira fase. De acordo com o cronograma montado pela FPF, essas partidas vão acontecer nos dias 22 e 26 de julho.


Por Silas Batista — Campina Grande

Globoesporte.com




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.