Regional

Sob orientação da SES e COSEMS, Quixaba vacina profissionais da Saúde que estão em contato com pacientes suspeitos de COVID

Com a chegada das vacinas ao estado da Paraíba, e o consequente repasse da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Prefeitura Municipal de Quixaba começará, sob orientação da SES e dos Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), a vacinar os profissionais que estão em contato com pacientes suspeitos de COVID-19 nesta quinta-feira (21).

Quixaba recebeu 22 doses da vacina nessa primeira remessa, de um total de 92.960 recebidas pelo Estado. A imunização ocorrerá na Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro, a partir das 09h. Em 28 dias, os mesmos profissionais receberão a segunda dose do imunizante.

Em decorrência das poucas doses recebidas, idosos – a partir dos 75 anos de idade – e pacientes com comorbidades, que também integram o grupo prioritário, não serão vacinados neste momento. De acordo com o secretário de Saúde, Davi Nunes, a ausência de um ingrediente na fabricação das vacinas autorizadas no País é o motivo do pequeno quantitativo disponibilizado, até então, para os estados brasileiros.

“Infelizmente, está faltando o Ingrediente Farmacêutico Ativo, conhecido como IFA, fabricado na China, e que é utilizado na fabricação da Coronavac e da vacina de Oxford, ambas aprovadas pela Anvisa no País. Esse é o real motivo do atraso no início de outros grupos prioritários. Mas, em breve, com a maior disponibilidade de imunizantes para nosso Município, e haverá, todas as pessoas que integram esses grupos serão devidamente vacinadas”, ressaltou Davi.

Desde o início da pandemia, 45 pessoas foram infectadas pelo Coronavírus em Quixaba. Dessas, 42 se recuperaram, e duas vieram a óbito. Até então, 232 casos suspeitos foram descartados por meio de testagem rápida no Centro COVID do Município.

ATENÇÃO: fica impedido de tomar a vacina quem estiver apresentando sintomas do Coronavírus, estiver com febre, gestantes e puérperas.Abaixo, para maiores esclarecimentos sobre a vacinação, estão disponíveis a nota técnica conjunta da SES e COSEMS-PB sobre as orientações da campanha de vacinação, e o plano da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19, emitido pela SES.Nota Técnica Conjunta SES-COSEMS.pdfCampanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19.pdf

Assessoria

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
close