Politica

“Setembro Amarelo”: coordenadoria de políticas públicas para mulheres de malta realiza ação em valorização da vida

A equipe distribuiu sementes de girassóis, material com mensagens incentivando a vida

ÓTICAS GUIMARÃES

A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), por meio da Secretária de Assistência Social em Parceria com a Equipe de Residentes Multiprofissionais de Saúde da Unifip através da Secretária Municipal de Saúde e o Programa Malta Pela Vida (MPV) realizaram na manhã de ontem (23), uma ação em apoio ao Setembro Amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio. O evento foi voltado, principalmente, para as adolescentes de 13 a 17 anos da Rede Estadual de Ensino, que participam da disciplina de Intervenção Comunitária, e algumas mães participaram também desse momento especial em valorização da vida.

O principal objetivo da campanha do Setembro Amarelo é alertar a população a respeito dessa realidade e incentivar o cuidado com a saúde mental. Na ocasião foi formada uma roda de conversa com as psicólogas, professoras e as adolescentes, que em meio às conversas escreveram uma lista de desejos (no qual escreviam seus sonhos e discutiam como poderiam realizar), as mães foram comtempladas com uma massagem relaxante feita por profissionais.

A Coordenadora da CPPM, Aparecida Moreno, acredita que a sensibilização é uma forma de promover benefícios para população jovem da cidade: “Sabemos que essa é uma questão sensível e que pode passar pela vida de qualquer pessoa. É importante falar sobre o Setembro Amarelo para reduzir o impacto das doenças psicossociais entre os jovens da nossa cidade.”

Já a Psicóloga, Lisieux Lucena, destacou a complexidade da pauta: “O suicídio é uma pauta complexa e representa atualmente uma importante questão de saúde pública no Brasil e no mundo, precisamos tratar desse tema com cautela e encontros como esses são extremamente importantes. Afinal, essa é a segunda principal causa de morte entre jovens entre 15 e 29 anos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde”, afirmou Lisieux.

A equipe distribuiu sementes de girassóis, material com mensagens incentivando a vida, Kits de higiene pessoal e um lanche no final do evento, que contou também com um sorteio de quatro cestas básicas. É importante frisar que o evento aconteceu seguindo todos os protocolos de segurança em razão a pandemia da Covid-19.

Nossa Marca é o Trabalho

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios