• Dra Milena
Destaques

Sete municípios da Região Metropolitana de Patos tem mais eleitores que habitantes

ÓTICAS GUIMARÃES

Dados do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, apontam que sete municípios da Região Metropolitana de Patos terminaram o cadastramento de eleitores no último dia 4 de maio, com mais eleitores do que habitantes, quando confrontado com a estimativa populacional dos municípios, na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE.

Segundo o TSE, os municípios de Santa Teresinha, Quixaba, São José do Bonfim, Passagem, Catingueira, Cacimba de Areia, e Areia de Baraúnas, terminaram o cadastramento com o eleitorado superior a população, suscitando a possibilidade de um grande número de transferências irregulares da cidade de Patos, que tem uma apenas 61,66% de sua população votante, o mesmo que 67.068 eleitores.

O maior destaque na desproporção eleitorado-população foi constatado em Santa Teresinha, que terminou o cadastramento com 1.008 eleitores a mais que habitantes, o que representa 22,15% acima da população local, seguida pelo município de Quixaba, que tem o eleitorado 12,99% maior que a população, e terminou o cadastro com 2.009 habitantes e 2.270 eleitores.

Já o município de São José do Bonfim, concluiu o cadastramento com o número de votantes 11,21% superior a sua população, ficando com 4.025 eleitores e 3.619 habitantes, seguido de perto pelos municípios de Passagem, com 194 eleitores a mais que habitantes, Catingueira, 384 eleitores a mais que a população, Cacimba de Areia, com 228 eleitores a mais, e Areia de Baraúnas, com 40 votantes a mais que o número de habitantes.

O TSE considera como critérios para domicílio eleitoral, o lugar em que o eleitor tenha vínculo político, familiar, afetivo, profissional, patrimonial ou comunitário. Caso se verifique mais de um lugar, o artigo 42, parágrafo único, do Código Eleitoral considera domicílio qualquer um deles, permitindo ao eleitor a escolha do local onde deseja votar.

No entanto, algumas revisões eleitorais já foram promovidas no estado, por conta de disparidades no número de eleitores em relação a população dos municípios, devido a transferências irregulares.

Na região de Patos, porém, a última revisão ocorreu em 1995, nos municípios entre as eleições gerais de 1994 e as eleições municipais de 1996.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os 24 municípios da região possuem 183.955 eleitores, ou 5,95% do total de 3.091.089 de votantes da Paraíba, e uma população de 236.558 habitantes, o mesmo que 5,90% dos 4.059.905 paraibanos. Confira os dados de cada município;


Por Genival Junior – Patosonline.com


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo