• Dra Milena
Locais

Secretário do Procon Patos explica funcionamento do plantão farmacéutico na cidade de Patos

ÓTICAS GUIMARÃES

O secretário executivo do Procon Patos, Italo Torres, falou sobre o cumprimento do plantão farmacéutico na cidade de patos, em cumprimento a Lei Municipal 5.331/2020, que regulamenta a prestação do serviço a população patoense.

Segundo Ítalo, a lei regulamenta a abertura diária de uma farmácia de plantão na cidade de Patos, incluindo sábados, domingos e feriados, entre às 20h e 8h da manhã do dia seguinte, mas até então não ocorreu um acordo entre os proprietários de estabelecimentos, cabendo ao Procon Municipal determinar por meio de sorteio, o funcionamento regular dos plantões por parte dos estabelecimentos.

“Pelo menos uma farmácia da cidade deve ficar aberta. Como não houve um acordo entre os farmacistas sobre qual farmácia ficaria de plantão, isso ficou a cargo do Procon. Foi realizada uma escala mensalmente desde o mês de junho, onde são realizados sorteios para definir o funcionamento”, explicou o secretário.

Ítalo informou que o levantamento do órgão na cidade encontrou a existência de 53 estabelecimentos farmaceuticos em Patos, número sificiente para garantir atendimento a população que utilize a rede de saúde em horário noturno.

O secretário concluiu dizendo que o descumprimento da escala de plantões por parte das farmácias será determinante para uma eventual advertência, ou mesmo a suspensão do alvará de funcionamento.


Por Genival Junior – Patosonline.com


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo