• Dra Milena
Locais

Secretário de Saúde Leônidas Medeiros, confirma ao Patosonline reabertura do Centro de Testagem para Covid-19

ÓTICAS GUIMARÃES

Após a notícia de que o Centro de Testagem para Covid-19 será reaberto na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, a redação do Patosonline.com fez contato com o Secretário de Saúde do município de Patos, Leônidas Medeiros, que confirmou a reabertura do Centro.

Porém, o secretário fez algumas pontuações, como por exemplo, que a cidade tem duas UPAs, que não está vindo recursos para Covid, por tanto, é só simplesmente a reabertura do Centro de Testagem, e que não haverá médicos de plantão, pois a grande maioria dos casos estão sendo assintomáticos.

“A gente vai reabrir apenas o Centro de Testagem, não vamos colocar médicos, porque 99,9% de todos os testes são de pessoas assintomáticas, também não vem mais dinheiro da Covid, nós temos duas UPAs, e por conta disso não vamos colocar médicos no Centro de Testagem, mas nós vamos reabrir sim, a partir de segunda-feira (27), de 7h às 19h. Vamos fazer essa reabertura por conta dessas inúmeras reclamações em relação a esses testes sendo feitos na UPA, que tá acabando misturando a demanda e a população que não vai fazer teste realmente tá reclamando e ficando chateada. Então, nós vamos abrir a central de testagem, de 07h às 19h, de segunda à sexta-feira, no mesmo local que funcionava”, disse Leônidas.

O secretário frisou que a central de testagem funcionará apenas em dias úteis e que a UPA ficará realizando testagem apenas de sintomáticos moderados: “Essa central vai funcionar só em dias úteis. Como nós vamos tirar essa demanda da UPA, a UPA só vai fazer de sintomáticos moderados, que é como sempre aconteceu durante toda a pandemia. Testagem só de sintomático gripal moderado, febre alta, tosse persistente, coriza persistente, de acordo, é claro, com a classificação de risco da triagem. Como estamos abrindo a central de testagem, vamos tirar essa testagem de demanda livre das UPAs, que é justamente a reclamação da população”, comentou.

Patosonline.com


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo