Secretário de Saúde diz que Prefeitura de Patos irá prestar contas ao Conselho Municipal de Saúde, dos recursos aplicados no enfrentamento a pandemia. Ouça;



Em resposta as colocações do Presidente do Conselho Municipal de saúde, Claudemir Bento, o secretário municipal de saúde, José Francisco de Sousa, (Zeca), afirmou que a Prefeitura de Patos irá prestar contas ao conselho, dos recursos destinados a pandemia do covid-19.

De acordo com o secretário, as portarias emitidas em relação aos recursos destinados para o enfrentamento do covid-19, dispensam a necessidade de prestação de contas, devido a urgência das medidas que precisam ser adotadas para o enfrentamento do problema.

“As portarias emitidas até então, principalmente pelo covid, dispensa no momento pela urgência que está se tendo de uma aprovação de onde vai ser destinado o recurso gasto, mas sim o quanto se gastou e onde se gastou”, explicou o secretário.

Zeca também descartou a possibilidade de paralisação dos médicos residentes do centro Universitário UNIFIP, e descartou a possibilidade de paralisação do atendimento a população mediante a falta de pagamento.

A DENÚNCIA

Entre os problemas apresentados por Claudemir, estão o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, para destinação de R$ 80 mil reais por meio da portaria 1.579, do dia 19 de junho de 2020, com o objetivo de viabilizar um Centro de Atendimento para enfrentamento ao covid-19, sem que as unidades básicas de saúde de Patos atendam aos requisitos necessários para esse tipo de atendimento.

O presidente do conselho também confirmou a não prestação de contas dos recursos na ordem de R$ 60 mil reais, referentes a criação de quatro unidades âncoras para atendimento a covid-19, que não estão atendendo as necessidades existentes na população de Patos.

“O município escolheu quatro unidades de saúde que já existem e transformou em âncoras, inclusive muito mal distribuídas geograficamente, já que a cidade tem quatro DGAs, e não ficou especificamente uma para cada DGA”, explicou ele.

Secretário de saúde José Francisco de Sousa – Zeca

Por Genival Junior – Patosonline.com

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com