Secretaria de Saúde de Mãe d’Água realiza ação de combate ao flebotomíneo na Vila Capoeira



A Secretaria de Saúde de Mãe d’Água, com o apoio da Prefeitura Municipal, vem realizando na Vila Capoeira uma ação de combate ao flebotomíneo, mosquito responsável pela transmissão da leishmaniose para humanos.

A ação visa atender a demanda da comunidade onde vários focos deste vetor de transmissão da Leishmaniose foram encontrados e, principalmente, onde um caso da doença em humano foi confirmado e tratado.

“O trabalho, que é acompanhado de perto por nossa equipe de Vigilância em Saúde, está sendo realizado em todas as casas da comunidade, com as atividades de pulverização acontecendo sempre nos finais de semana, quando nossa equipe se desloca para acompanhar o trabalho da empresa contratada para realizar a dedetização nas residências. Além deste trabalho, até mesmo antes dele, foram realizadas ações educativas junto a Comunidade e também atividades como a captura do flebótomo em seu habitat e a realização de coleta de material para realização de exames nos cães da área, com acompanhamento e tomada de medidas preventivas como a higienização ambiental. Outro passo importante junto à comunidade foi a ação educativa para darem continuidade e com possibilidade de afastar novos focos”, explicou a secretária de Saúde, Sandra de Lourdes Serrano Paiva.

A gestora ainda complementou dizendo que “as ações são constantes e seguem casa a casa da comunidade Vila Capoeira, desta feita, não apenas dedetizando, mas também, conduzindo a oportunidade aos moradores de serem proativos dentro das recomendações no combate ao vetor flebotomíneo”.

“Esta é uma ação que precisa ser continuada pela população, por isso a importância da presença de nossa equipe, levando informações e contribuindo para que as ações de prevenção sejam continuadas. Quero aproveitar o espaço e agradecer a toda equipe da Vigilância em Saúde, na pessoa do nosso coordenador responsável Antônio Neto e a comunidade em geral, pela receptividade e colaboração”, concluiu a secretária.

Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água