Secretaria de Assistência Social de Mãe d’Água realiza Campanhas Educativas e atendimento através das mídias sociais



As mudanças ocasionadas nas vidas de pessoas do mundo inteiro face às novas regras de convivência impostas a partir do reconhecimento da Pandemia do Novo Coronavírus por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de janeiro de 2020, vem fazendo com que a forma como se faz chegar ao cidadão a informação e os serviços por parte dos governos sejam repensadas e adaptadas a este dito “novo normal”.

Escolas fecharam, Unidades de Saúde reduziram a quantidade de atendimento presencial e, serviços como as atividades desenvolvidas pelas Secretarias de Assistência Social, os quais tem por base a interação social e a reinserção em sociedade de grupos formados por idosos, adolescentes, crianças e jovens, foram diretamente afetados.

Diante do novo quadro, as equipes técnicas e os gestores, inspirados pelas ações desenvolvidas na Educação e em outros setores, a exemplo do entretenimento, passou a trabalhar a proposta de atuação através das mídias sociais, aplicando a estas ferramentas os princípios para os quais foram criadas, porém, de modo a atender de forma remota as necessidades de interação e acompanhamento dos grupos.

Exemplos dessa atuação foram observados de forma mais intensificada no período compreendido nos dias 18 de maio e 12 e 15 de junho, datas marcadas pela celebração do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, respectivamente.

Nestas datas, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através das equipes do Centro de Referências da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Programa Criança Feliz, promoveu campanhas educativas através de posts e vídeos informativos, além de manter plantão para atendimento remoto por meio das redes sociais e canais disponibilizados aos usuários.

As ações reuniram psicólogos, assistentes sociais, advogado, orientadores sociais, visitadores e demais técnicos que, diariamente, acompanham o desenvolvimento e os avanços sociais alcançados pelos integrantes dos grupos.

É válido ressaltar e lembrar, que o atendimento acontece diariamente, com equipes de plantão e prontas para responder aos questionamentos e solicitações dos usuários, através de grupos de mensagens e também por meio dos perfis oficiais no Instagram de CREAS: @creasmadagua.pb.gov.br ou por mensagens no número 83 99366 5541 e pelo Facebook do CRAS: Cras Maria de Lourdes Campos.

Cledilma Cordeiro

Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.