Esportes

Se Neymar não jogar, quem será o substituto dele na Seleção? Veja as opções de Tite

Atacante, meia ou até mesmo volante podem entrar na vaga do camisa 10 contra a Suíça

ÓTICAS GUIMARÃES

A entorse no tornozelo direito sofrida por Neymar no segundo tempo da vitória do Brasil sobre a Sérvia por 2 a 0, na estreia na Copa do Mundo, pode forçar o técnico Tite a mexer na Seleção no próximo jogo no Mundial.

Na segunda-feira o Brasil enfrenta a Suíça, às 13h (de Brasília), no Estádio 974.

Detalhes de imagem da transmissão oficial da Fifa mostra momento da lesão. — Foto: Reprodução

Se não puder contar com Neymar, Tite pode recorrer a um atacante, um meia ou até mesmo um volante sem mudar drasticamente a forma de jogar da Seleção.

Um dos favoritos para ficar com a vaga é Rodrygo, o primeiro reserva a entrar na partida contra a Sérvia, junto com Fred. O jogador de 21 anos está acostumado a ocupar faixa de campo semelhante à do camisa 10.

– A gente tem visto ele jogando de falso 9, jogando de 10, jogando “de Neymar” no Real Madrid, tendo a capacidade de jogar do lado esquerdo e lado direito – disse Matheus Bachi, auxiliar de Tite, no dia da convocação do Brasil para a Copa.

Rodrygo em ação pelo Brasil contra a Sérvia, na Copa do Catar — Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

Outra alternativa é recolocar Lucas Paquetá mais à frente, em posição na qual ele já atuou pela Seleção. Com isso, Tite abre uma vaga ao lado de Casemiro, que pode ser preenchida por Fred ou Bruno Guimarães.

Fred durante o treino da seleção brasileira em Doha — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

No último clássico contra a Argentina, em novembro do ano passado (empate em 0 a 0, em San Juan), Neymar ficou fora por lesão e Tite optou por formação parecida. Na ocasião, em vez de Richarlison o atacante ao lado de Raphinha e Vini Júnior era Matheus Cunha.

Uma outra alternativa – menos provável – é a entrada de Éverton Ribeiro. O meia do Flamengo está mais habituado a jogar pelo lado direito, o que demandaria adaptação dele ou da equipe.

Durante as Eliminatórias, Tite recorreu a Philippe Coutinho em oportunidades em que não teve Neymar. Porém, o jogador do Aston Villa se lesionou antes da Copa e não foi chamado. Roberto Firmino, outro que ficou fora da lista de convocados, também desempenhou essa função ao longo dos últimos anos.

Tite consola Neymar durante o jogo da seleção brasileira contra a Sérvia — Foto: AFP

A Seleção volta a treinar nessa sexta-feira, mas a tendência é que apenas os reservas trabalhem com bola. Assim, Tite terá apenas dois treinos para fazer ajustes técnicos e táticos antes do duelo contra a Suíça.

O Brasil lidera o Grupo G da Copa com os mesmos três pontos que a Suíça, mas com vantagem no saldo de gols.

Por Bruno Cassucci, Cahê Mota e Raphael Zarko – ge


Mostrar mais

Pabhlo Rhuan

Estudante de Jornalismo, repórter e editor do Patos Online.
Botão Voltar ao topo