Esportes

São Paulo Crystal divulga nota após ter jogo sob suspeita: “Clubes são vítimas”

Clube diz que chegou às semifinais do Paraibano com méritos, afirma que vai pedir acesso aos autos do processo da Penalidade Máxima e comenta que os clubes são tratados como vítimas

ÓTICAS GUIMARÃES

São Paulo Crystal divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (17), depois que o segundo jogo da semifinal do Campeonato Paraibano de 2023, no qual o time perdeu para o Treze, ficou sob suspeita de ter sofrido manipulação de resultado. A diretoria tricolor explicou que pedirá acesso aos autos do processo da Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás (MP-PB), que investiga um esquema de fraudes envolvendo apostas esportivas no Brasil, e destacou que, nesse caso, os clubes são vítimas.

O nome do São Paulo Crystal foi associado a toda essa celeuma depois de o ex-jogador Rodrigo Paraíba, filho do também ex-atleta e atual técnico Marcelinho Paraíbater sido citado no inquérito do MP-GO. Na ocasião, Rodrigo teria garantido a Bruno Lopez, o BL, apontado como chefe da quadrilha, que a vitória do Galo sobre o Carcará, na semifinal, já estava previamente garantida.

De acordo com a nota emitida pelo São Paulo Crystal, o clube se classificou às semifinais do Campeonato Paraibano de 2023 com mérito esportivo. Segundo o texto, a maioria dos atletas que compuseram a equipe era de naturalidade paraibana, sendo oito jogadores de Cruz do Espírito Santo, cidade da agremiação. A organização ainda destacou que Rodrigo Paraíba sequer fez parte do time e não tem ligação com o clube.

“Quem assistiu à partida, viu que o São Paulo Crystal foi aguerrido até o fim, inclusive sendo prejudicado com a má anulação de um pênalti ao nosso favor, ainda no primeiro tempo”.

São Paulo Crystal afirma que os clubes estão sendo tratados como vítimas na Operação Penalidade Máxima, tocada pelo Ministério Público de Goiás, e que o setor jurídico do clube pedirá acesso aos autos dos processo para tomar ciência do teor das conversas entre Rodrigo Paraíba e Bruno Lopez.

Veja o Diálogo entre Rodrigo Paraíba e BL

O diálogo entre BL e Rodrigo Paraíba teria acontecido no dia 25 de março, um sábado, na véspera de Treze São Paulo Crystal. Confira os detalhes da conversa:

BL: E aí, vai rolar mesmo o escanteio?

Rodrigo: Tô vendo aqui.

Rodrigo: Mano, garanto o jogo todo e não o escanteio.

BL: Entendeu. O jogo todo, isso?

Rodrigo: Mano, o jogo todo porque sei que eles só não tem dois (jogadores) na parada.

BL: Mas e perder?

Rodrigo: O Treze ganha. Boatos de que já foi dado até 70 mil para os jogadores dividirem. Aí eles vão facilitar.

BL: Entendi. Então Treze ganha. Certeza?

Rodrigo: Isso, mano. Sim.

BL: Meu truta, você tá querendo cobrar uma parada que nem tem certeza? Nós estamos devendo, e você? É isso mesmo?

Rodrigo: Eu não sou cobra, mano. O atleta é meu, patrão. Só vou entrar e mandar se for certeza. Achando que sou “muleke” ou idiota de entrar em alguma furada?

BL: Avisa ele que após o jogo eu mando.

Rodrigo: Vou falar. Não sei se ele vai querer mais, né.

Múcio Fernandes, que é presidente do São Paulo Crystal, já havia negado, mais cedo, participação do Carcará do Engenho no esquema.

Basta você ver como foi o jogo. Perdemos por 1 a 0, lutamos até o fim. Tivemos chance de vencer e ir para a final. Não me parece com algo que esteja vendido”.

— Múcio Fernandes, presidente do São Paulo Crystal.

Múcio Fernandes, presidente do São Paulo Crystal — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Múcio Fernandes, presidente do São Paulo Crystal — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Eliminado na semifinal do Campeonato Paraibano, o São Paulo Crystal terminou na quarta colocação e não garantiu vaga na Série D de 2024. Sem atividades para o restante de 2023, o elenco foi desfeito e o clube agora se concentra na formação do time para disputar o estadual Sub-20.

Fonte: ge PB


Mostrar mais
 
Botão Voltar ao topo