Santa Terezinha, Catingueira, S.J do Bonfim, Quixaba, Passagem, Cacimba de Areia e outros tem mais eleitores do que habitantes. Veja



A Paraíba tem 31 cidades com mais eleitores que habitantes. É o que revela um levantamento feito pelo JORNAL DA PARAÍBA, com base nos dados do eleitorado apto a votar nas Eleições 2020, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

A maior diferença foi encontrada em Lastro, no Sertão, onde o número de eleitores apresenta um acréscimo de 1.531 pessoas, em relação ao quantitativo total de habitantes do município.

Para encontrar os quantitativos, o JORNAL DA PARAÍBA cruzou os números da estatística eleitoral para o pleito deste ano, com a nova estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada no Diário Oficial da União, no mês de agosto.

Além disso, o levantamento também mostrou algumas cidades têm uma diferença mínima entre o número de habitantes e eleitores. É o caso de Boa Ventura, Areia de Baraúnas, Capim e São Domingos, que possuem menos de 20 pessoas entre o total de habitantes e a quantidade de eleitores. Isso levaria a crer, por exemplo, que as respectivas cidades teriam apenas 9, 10, 12 e 17 nascidos vivos entre 0 e 16 anos incompletos, respectivamente. O que dificilmente aconteceria.

A prova de que isso faz diferença no resultado de qualquer processo eleitoral, mesmo em um universo de muitos eleitores, aconteceu em 2016 na cidade de Algodão de Jandaíra, na região do Agreste. A atual prefeita, Maricleide Izidro da Silva, foi eleita – pelo PSD – com uma diferença de apenas dois votos sobre o candidato José Cicero Mouzinho da Silva, o Cícero de Preto (PSB). Na ocasião, ela obteve 1.234 votos, o que correspondia a 50,04% dos votos válidos, contra 1.232 (49,96%) conquistados pelo seu concorrente.

Uma diferença parecida com a que ocorreu em Algodão de Jandaíra foi encontrada, este ano, em Cacimba de Areia, no Sertão. Na cidade são 3.695 habitantes e 3.697 eleitores, com uma diferença igual a dois, quando são comparados os dois quantitativos.

Uma das tentativas dos tribunais para evitar que esta discrepância ainda aconteça foi através da biometria, mas mesmo assim, este fato ainda segue acontecendo a cada processo eleitoral. O eleitorado total da Paraíba corresponde a 2.966.763 eleitores, sendo 1.398.989 homens e 1.567.774 mulheres. Os locais de votação correspondem a 1.808 lugares, com 10.595 seções.

JORNAL DA PARAÍBA tentou contato com a Coordenadoria de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta reportagem.

Veja a lista:

Patosonline.com

Com Jornal da Paraíba




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.