Rio Espinharas: tempos áureos e decadência! Obra que faz resgate histórico é lançado em Patos



O professor de Geografia Luiz Aquino lançou na última sexta-feira, dia 24, na Livraria Nobel, localizada no Guedes Shopping, em Patos, o livro Rio Espinharas: um contexto histórico e contemporâneo de um rio paraibano e potiguar.

O evento contou com familiares, amigos, professores, colegas e demais cidadãos que prestigiaram a obra e o autor que é bastante querido na cidade de Patos. No livro, Luiz Aquino fez um trabalho de pesquisa de relevante contribuição para compreender a importância do Rio Espinharas para a região do sertão paraibano e também para a região de Serra Negra do Norte (RN).

Na manhã desta terça-feira, dia 28, o professor Luiz Aquino concedeu entrevista a reportagem do Patosonline.com. Ele falou que o livro traz um contexto histórico e contemporâneo dos três municípios que o Rio Espinharas passa: Patos, São José de Espinharas e Serra Negra.

Para o professor, o livro faz um alerta para a atual situação em que o rio se encontra. Em Serra Negra, o Rio Espinharas está mais bem cuidado e se percebe a sua beleza, mesmo diante de problemas que se devem superar. Luiz Aquino mostra também como o rio pode ser revitalizado e usa como exemplos outros que passaram por situações semelhantes e atualmente são lindos e recuperados.

A crítica aos políticos que não desenvolvem programas de recuperação do Rio Espinharas é percebida no livro. Os cidadãos, em proporções menores, carregam parcelas de culpa pela degradação do rio que, principalmente em Patos, se tornou um esgoto onde morrem os peixes e se percebe um grande esgoto a céu aberto.

Relatos daqueles que viveram os tempos áureos são destacados no livro. Momentos em que famílias se banhavam nas águas limpas, pescava-se e muitas mulheres lavavam roupas enquanto as crianças brincavam às margens do rio. Cenas quase inimagináveis quando se olha para o Rio Espinharas.

A obra Rio Espinharas: um contexto histórico e contemporâneo de um rio paraibano e potiguar, do professor Luiz Aquino, está à venda na Livraria Nobel com tiragem limitada.


Jozivan Antero – Patosonline.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com