Ricardo está a 4 pontos de Cássio na Mata da PB



A disputa pelo governo do Estado entre os pré-candidatos Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB) será mais acirrada nos municípios da Mata Paraibana, onde estão situados os municípios de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Mamanguape. É o que aponta a pesquisa de opinião pública realizada de 28 a 30 de março pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em 49 municípios das quatro mesorregiões do Estado.

De acordo com os dados da pesquisa por região, o candidato do PSDB sairia na frente, com 34% das intenções de voto dos entrevistados da Mata Paraibana, seguido pelo atual governador Ricardo Coutinho, com 30% da preferência dos entrevistados.

A primeira parte da pesquisa encomendada pelo JORNAL DAPARAÍBA e divulgada no último domingo, dia 6, apontou que 43% dos entrevistados votariam no senador Cássio Cunha Lima se a eleição para governador do Estado fosse hoje. Ricardo Coutinho aparece em segundo lugar, com 23% das intenções de voto, seguido por Veneziano Vital do Rêgo (11%) e Nadja Palitot (2%). De acordo com a pesquisa, a ordem permaneceu inalterada nas quatro mesorregiões do Estado, com diferenças apenas nos percentuais.

A mesorregião da Mata Paraibana é composta por 30 municípios, incluindo importantes colégios eleitorais do Estado, como João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Mamanguape. A região concentra 1,3 mil habitantes, o que correspondente a 34% dos paraibanos. De acordo com a pesquisa do Ipespe, o pré-candidato do PMDB, Veneziano Vital do Rêgo, recebeu 9% das intenções de voto, enquanto a pré-candidata do PT, Nadja Palitot (PT), teve o seu melhor desempenho entre as quatro mesorregiões, 3% das intenções de voto.

Já no Agreste Paraibano, Cássio Cunha Lima abriu ampla vantagem sobre o governador Ricardo Coutinho, com 50% das intenções de voto contra 14% do governador. A região registra o melhor desempenho de Veneziano, com 13% da preferência dos entrevistados. Nadja Patitot aparece em último com 1% das intenções de votos. A mesorregião do Agreste é polarizada pelos municípios de Campina Grande, Guarabira, Bananeiras e Itabaiana e é formada por 65 cidades.

Na Borborema está o maior número de indecisos, 17% dos entrevistados não sabem ou não quiseram responder. O senador Cássio Cunha Lima mantém vantagem considerável na região, com 50% de intenções de voto, e Ricardo Coutinho com 18%. Veneziano aparece com 5% da preferência dos eleitores e Nadja Palitot tem o seu pior desempenho, menos de 1% das intenções de voto. A região é a menor do Estado, com menos de 300 mil habitantes e é polarizada pelos municípios de Monteiro, Picuí, Juazeirinho e Santa Luzia.

Já no Sertão, a diferença entre os dois pré-candidatos mais votados na pesquisa do Ipespe volta a cair. Os números, inclusive, são semelhantes ao resultado geral da pesquisa: Cássio teve 43% das intenções de voto e Ricardo 28%.

Veneziano foi citado por 12% dos entrevistados e Nadja por 1%.

Patos, Cajazeiras, Sousa e o Vale do Piancó estão entre os 83 municípios que compõem a mesorregião do Sertão.

Em João Pessoa, Cássio e Ricardo aparecem tecnicamente empatados, com 28% e 30% das intenções de voto, respectivamente.

Já no município de Campina Grande, a disputa é entre o senador Cássio Cunha Lima, que desponta com 58% da preferência dos entrevistados, e o peemedebista Veneziano Vital do Rêgo, com 16% das intenções de voto. O governador Ricardo Coutinho aparece em terceiro lugar, com 6% das intenções de voto. A pré-candidata do PT, Nadja Palitot, recebeu menos de 1% das intenções de voto.

 

Fonte – Larissa Claro/Jornal da Paraíba 

Imagem – Google