Riachos cheios e água indo para o Açude Jatobá, em Patos – Veja vídeo!



As últimas chuvas que foram registradas neste domingo e segunda-feira, dias 01 e 02 de março, trouxeram muitas alegrias para os sertanejos da região de Patos. As precipitações pluviométricas estão sendo consideradas regulares e diversos açudes e barragens tiveram recarga considerável.

A Barragem da Farinha, no Município de Cacimba de Areia, e o Açude do Jatobá, em Patos, estão recebendo água de forma permanente. A entrada de água é motivo de muita expectativa, pois os referidos mananciais podem ter transbordamento a qualquer momento caso continue chovendo na região.

Na manhã desta terça-feira, dia 03, o agricultor Zezão da Boiadeira, que reside no Bairro Mutirão, em Patos, enviou vídeos de riachos que levam água para o Açude Jatobá.

O Açude Tubarão, que tem seu transbordamento levando água para o Açude Jatobá, aumentou o fluxo de água. Outro açude que transborda na região de São José do Bonfim também leva suas águas para o Jatobá. Caso o canal que leva água da Barragem da Farinha para o Jatobá estivesse completamente desassoreado, muito provavelmente o Jatobá estaria em nível mais confortável de recarga.

Durante anos de estiagem, os cidadãos patoenses pediram limpeza e melhoria do Açude do Jatobá, porém, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), órgão do Governo Federal, ignorou e nada foi feito. Mato, assoreamento, falta de conclusão da pavimentação no balde estão entre os apelos que foram feitos para melhorar.


Jozivan Antero – Patosonline.com