• Dra Milena
Politica

Representante do TRE-PB fala em Patos sobre aplicativo que possibilita qualquer eleitor fazer denúncia de crimes eleitorais. Ouça

ÓTICAS GUIMARÃES

José Cassimiro Júnior, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE PB falou para a reportagem da Rádio Espinharas nesta terça-feira (10), e na oportunidade repassou detalhes sobre o aplicativo “PARDAL”, que segundo ele é fácil de baixar em qualquer smartphone, sendo capaz de transformar os 3 milhões de eleitores paraibanos em fiscais.

Uma vez instalado no celular, o aplicativo permite que qualquer eleitor possa fazer registros fotográficos ou vídeos de qualquer situação suspeita de candidatos ou partidos eleitorais, a exemplo da compra de votos ou manifestações ilegais, além de outras condutas que ferem as normas do TRE.

O material do eleitor deve ser enviado para o Ministério Público, que consequentemente vai investigar. Havendo indícios de autoria e materialidade, o MP vai impetrar ação judicial junto a justiça eleitoral para que o infrator seja punido.

O secretário acredita que dessa forma é possível haver uma fiscalização ainda maior, tendo em vista que os eleitores terão essa ferramenta em mãos.

O uso do aplicativo, segundo relatou Cassimiro, ainda possibilita equilibrar as campanhas eleitorais. Vale ressaltar que a denúncia deve ser feita por meio do CPF do denunciante, até para evitar possíveis situações falsas ou inexistentes, como citou. Porém, o denunciante terá sua identidade preservada pelo órgão fiscalizador.

Ouça mais detalhes no áudio que segue.

José Cassimiro Júnior, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE PB – Áudio: Higo de Figueiredo/Rádio Espinharas FM

Matéria por Patosonline.com
Áudio de Higo de Figueiredo – Rádio Espinharas


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo