Redes pública e privada de Ensino de Patos se reúnem para debater medidas de segurança para enfrentamento da pandemia no setor



Aconteceu na manhã de ontem, quarta-feira (15), no auditório Master do UniFip, um encontro de gestores educacionais onde foram debatidas e apresentadas as medidas que estão sendo tomadas por cada setor para o enfrentamento da pandemia, no tocante às aulas remotas e ao possível retorno das aulas presenciais.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação (CME), da 6ª Gerência de Ensino e Equipe de Biossegurança do Unifip.

Na oportunidade foram debatidos os procedimentos padrões que devem ser adotados de forma protocolar por toda rede educacional, nas esferas pública e privada, para que o retorno dessas aulas seja favorável às questões de educação, mas principalmente de saúde.

A Rede Municipal de Ensino, por exemplo, falou sobre a retomada das aulas de forma remota, e os cuidados que estão sendo tomados para a orientação e capacitação do corpo escolar para vivenciar o momento da melhor forma.

A secretária de Educação de Patos, Socorro Chaves, explicou que para a decisão das aulas remotas na Rede Municipal ser tomada foi feita uma pesquisa com os professores de toda rede, no que diz respeito ao acesso e à disponibilidade de mecanismos que tornassem a feitura dessas aulas possível.

“Para poder tomar essa decisão de colocar aulas remotas nós tivemos que fazer todo um planejamento. Primeiro fizemos uma pesquisa com todo o corpo docente da Rede Municipal. Detectamos que 95% de nossos professores possui seu computador e internet banda larga em casa, todo seu aparato. Contudo, na pesquisa também identificamos que grande porcentagem de nosso alunado não possui esse acesso. Por isso, nossas aulas remotas acontecerão através de vídeos enviados pelo WhatsApp, bem como atividades impressas serão entregues pela escola. Com isso esperamos atingir uma maioria de alunos,” revelou a secretária.

Socorro Chaves comentou ainda sobre uma parceria firmada com o UniFip para o aprimoramento dos professores no uso das tecnologias para a gravação das aulas.

“Recentemente fechamos uma parceria com o UniFip onde sua equipe de Marketing irá fazer uma formação com nossos docentes para aprimorar ainda mais as técnicas usadas por eles para as suas remotas,” finalizou a gestora.

Crédito do áudio e foto de Socorro Chaves: Ascom Unifip




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.