Esportes

Quem vai às oitavas da Copa do Mundo? Veja as contas do que cada seleção precisa na última rodada

Entenda as contas que as seleções precisam em busca de classificação para as oitavas da Copa do Mundo

ÓTICAS GUIMARÃES

A 2ª rodada da Copa do Mundo chegou ao fim nesta segunda-feira (28), com a vitória de Portugal sobre o Uruguai por 2 a 0. Com o resultado, a equipe de Cristiano Ronaldo e cia avançou às oitavas de final. Além do time português, duas seleções estão classificadas: França e Brasil. Outras duas, Qatar e Canadá, estão eliminadas.

Ainda restam 13 vagas em jogo para as oitavas de final, e o ESPN.com.br fez todas as contas que as seleções precisam nesta última rodada. Vale lembrar que os dois primeiros colocados após os três jogos da fase de grupos seguem na Copa, enquanto terceiro e quarto são eliminados. A fase de mata-mata começa em 3 de dezembro.

Veja abaixo a situação de cada grupo ao fim da segunda rodada (P: pontos; J: jogos; V: vitórias; E: empates; D: derrotas; GP: gols-pró; GC: gols contra; SG: saldo de gols):

Grupo A

Holanda

Se classifica até com um empate diante do Qatar. Se perder, se classifica se Equador vencer Senegal. Caso a partida entre sul-americanos e africanos termine empatada e com gols, não pode perder por dois gols de diferença. Se perder, precisa fazer o mesmo número de gols do que Senegal. Exemplo: Holanda 0 x 2 Qatar e Equador 0 x 0 Senegal ou Holanda 1 x 3 Qatar e Equador 1 x 1 Senegal e assim por diante.

Para avançar em primeiro: a Holanda precisa vencer com uma diferença de gols que seja superior a uma possível vitória de Equador sobre Senegal.

Equador

Avança até com um empate diante de Senegal. Se perder, precisa de uma vitória do Qatar sobre a Holanda que seja superior à sua derrota para o Senegal.

Para se classificar em primeiro: precisa vencer Senegal com uma diferença de gols superior a uma possível vitória da Holanda sobre o Qatar.

*Se Holanda e Equador empatarem seus jogos pelo mesmo placar, eles se igualam nos critérios: 1) melhor saldo de gols, 2) mais gols-pró e 3) confronto direto. Com isso, é preciso checar a contagem de menos cartões vermelhos e amarelos e depois sorteio para definir o primeiro lugar.

Senegal

Para avançar, basta vencer o Equador. Se empatar, precisa torcer para o Qatar vencer a Holanda por no mínimo dois gols de diferença e que consiga marcar mais gols do que a Holanda. Exemplo: Equador 1 x 1 Senegal e Holanda 0 x 2 Qatar ou Equador 2 x 2 Senegal e Holanda 1 x 3 Qatar e assim por diante.

Para avançar em primeiro: precisa vencer o seu jogo e torcer para que a Holanda não vença o Qatar.

Qatar

Não tem mais chances de classificação.

Classificação
1 – Holanda – 4 P, 2 J, 1 V, 1 E, 0 D, 3 GP, 1 GC, +2 SG
1 – Equador – 4 P, 2 J, 1 V, 1 E, 0 D,3 GP, 1 GC, +2 SG
3 – Senegal – 3 P, 2 J, 1 V, 0 E, 1 D, 3 GP, 3 GC, 0 SG
3 – Qatar – 0 P, 2 J, 0 V, 0 E, 2 D, 1 GP, 5 GC, -4 SG

Resultados | Calendário
20/11 (dom) – Qatar 0 x 2 Equador (ASSISTA)
21/11 (seg) – Senegal 0 x 2 Holanda (ASSISTA)
25/11 (sex) – Qatar 1 x 3 Senegal (ASSISTA)
25/11 (sex) – Holanda 1 x 1 Equador (ASSISTA)
29/11 (ter) – 12h – Holanda x Qatar
29/11 (ter) – 12h – Equador x Senegal


Grupo B

Inglaterra

Se classifica com até com um empate contra País de Gales. Se perder por até três gols de diferença, os ingleses avançam. Uma derrota por quatro gols de diferença elimina a Inglaterra desde que o jogo Irã x Estados Unidos tenha um vencedor.

Para avançar em primeiro: basta vencer seu jogo. Se empatar, precisa contar com um empate em Irã x Estados Unidos, ou que os norte-americanos vençam por até três gols de diferença seu jogo. Por quatro gols de diferença, depende de quanto seria esse placar para saber quem ficaria com mais gols-pró (Inglaterra tem saldo +4, contra saldo 0 dos Estados Unidos).

Irã

Avança com uma vitória sobre os Estados Unidos. Se empatar, precisa torcer para que o País de Gales não vença a Inglaterra. Se perder para os Estados Unidos, o Irã está eliminado.

Para avançar em primeiro: precisa vencer o seu jogo e contar com derrota da Inglaterra.

Estados Unidos

Para passar de fase, basta vencer o seu jogo contra Irã. Se empatar ou perder, está fora da Copa do Mundo.

Para avançar em primeiro: precisa vencer seu jogo e contar com uma derrota da Inglaterra. Se os ingleses empatarem, os norte-americanos precisam vencer por cinco gols de diferença. Se vencer por quatros gols, os Estados Unidos precisam superar a Inglaterra nos gols-pró (Inglaterra tem seis gols marcados, Estados Unidos têm um anotado).

País de Gales

Para avançar, precisa vencer o seu jogo e torcer para um empate entre Irã e Estados Unidos ou que a sua vitória sobre a Inglaterra seja por quatro gols de diferença. Se empatar ou perder está fora da Copa do Mundo.

Para se classificar em primeiro: precisa vencer a Inglaterra por quatro gols de diferença e torcer para um empate entre Irã e Estados Unidos.

Classificação
1 – Inglaterra – 4 P, 2 J, 1 V, 1 E, 0 D, 6 GP, 2 GC, +4 SG
2 – Irã – 3 P, 2 J, 1 V, 0 E, 1 D, 4 GP, 6 GC, -2 SG
3 – Estados Unidos – 2 P, 2 J, 0 V, 2 E, 0 D, 1 GP, 1 GC, 0 SG
4 – País de Gales – 1 P, 2 J, 0 V, 1 E, 1 D, 1 GP, 3 GC, -2 SG

Resultados | Calendário

21/11 (seg) – Inglaterra 6 x 2 Irã (ASSISTA)
21/11 (seg) – Estados Unidos 1 x 1 País de Gales (ASSISTA)
25/11 (sex) – País de Gales 0 x 2 Irã (ASSISTA)
25/11 (sex) – Inglaterra 0 x 0 Estados Unidos (ASSISTA)
29/11 (ter) – 16h – Irã x Estados Unidos
29/11 (ter) – 16h – País de Gales x Inglaterra


Grupo C

Polônia

Para avançar, basta empatar com a Argentina.

Se perder e…

… a Arábia vencer: eliminada

…Arábia x México terminar empatado, Polônia não pode perder por quatro gols de diferença. Caso aconteça o revés por três gols de diferença, a decisão vai para o saldo. Com isso, é necessário que o seu empate tenha a seguinte combinação para levar vantagem em gols-pró: Polônia 0 x 3 Argentina e Arábia 0 x 0 México ou Polônia 1 x 4 Argentina e Arábia 1 x 1 México e assim por diante.

… o México vencer, é necessário que os resultados façam o saldo da Polônia (2) ficar acima do México (-2).

Para se classificar em primeiro: basta vencer seu jogo. Ou empatar com a Argentina e torcer para um empate ou vitória do México contra Arábia Saudita.

Argentina

Precisa vencer a Polônia para ficar com a vaga. Se empatar, precisa torcer para que a Arábia empate ou perca para o México. Esse triunfo mexicano não pode ser superior a dois gols de diferença. Se o México vencer por três gols de diferença, é necessário analisar a questão dos gols-pró. Se esse item ficar empatado, a Argentina avança por ter vencido o confronto direto, que é critério de desempate seguinte. Vitória do México por quatro gols de diferença elimina a Argentina em caso de empate contra a Polônia,

Se perder, a Argentina estará fora da Copa do Mundo.

Para avançar em primeiro: a Argentina precisa vencer e torcer para que a Arábia não ganhe por uma diferença de gols que tire o saldo atual (-1 a +1).

Arábia Saudita

Para se classificar, basta vencer o México. Se empatar, precisa torcer para que a Argentina perca para a Polônia. Se perder, está fora da Copa do Mundo.

Para avançar em primeiro: basta vencer seu jogo e a Polônia empatar com a Argentina. Se os hermanos vencerem, a Arábia precisa ter um triunfo que tire a diferença de saldo (-1 da Arábia contra 1 da Argentina).

México

O México precisa vencer o seu jogo e torcer para que a Polônia derrote a Argentina. Caso os hermanos empatem, o México precisa vencer por quatro gols de diferença. Se o México vencer por três gols de diferença, é necessário analisar a questão dos gols-pró. Se esse item ficar empatado, a Argentina avança por ter vencido o confronto direto, que é critério de desempate seguinte.

O México não pode mais avançar como o primeiro da chave.

Classificação
1 – Polônia – 4 P, 2 J, 1 V, 1 E, 0 D, 2 GP, 0 GC, +2 SG
2 – Argentina – 3 P, 2 J, 1 V, 0 E, 1 D, 3 GP, 2 GC, +1 SG
3 – Arábia Saudita – 3 P, 2 J, 1 V, 0 E, 1 D, 2 GP, 3 GC, -1 SG
4 – México – 1 P, 2 J, 0 V, 1 E, 1 D, 0 GP, 2 GC, -2 SG

Resultados | Calendário

22/11 (ter) – Argentina 1 x 2 Arábia Saudita (ASSISTA)
22/11 (ter) – México 0 x 0 Polônia (ASSISTA)
26/11 (sáb) – Polônia 2 x 0 Arábia Saudita (ASSISTA)
26/11 (sáb) – Argentina 2 x 0 México (ASSISTA)
30/11 (qua) – 16h – Polônia x Argentina
30/11 (qua) – 16h – Arábia Saudita x México


Grupo D

França

Já está classificada para a segunda fase. Um empate contra a Tunísia garante a primeira colocação da chave. Se perder, só deixa a liderança em caso de vitória da Austrália por uma diferença de gols que tire o saldo atual (+4 da França contra -2 dos australianos).

Austrália

Precisa vencer para garantir a vaga. Caso aconteça um empate, é necessário que a Tunísia não vença a França. Se a Austrália perder, está fora da Copa.

Para avançar em primeiro: precisa vencer, torcer por uma derrota dos franceses e ainda tirar seis gols de saldo.

Dinamarca

Uma vitória simples é suficiente em caso de empate ou derrota da Tunísia contra a França. Se a Tunísia vencer, o triunfo da Dinamarca tem que garantir a vantagem no saldo de gols ou nos gols pró (os dois têm -1 de saldo, mas a Dinamarca marcou um gol a mais). Se empatar ou perder, está fora da Copa.

Não pode mais se classificar em primeiro do grupo.

Tunísia

Precisa vencer e torcer por um empate entre Austrália e Dinamarca. Em caso de vitória da Dinamarca, seu triunfo precisa superar o saldo de gols do rival (os dois têm -1 de saldo, mas a Dinamarca marcou um gol a mais). Em caso de vitória da Austrália, está eliminada. Se empatar ou perder, está fora da Copa.

Não pode mais se classificar em primeiro do grupo.

Classificação
1 – França – 6 P, 2 J, 2 V, 0 E, 0 D, 6 GP, 2 GC, +4 SG
2 – Austrália – 3 P, 2 J, 1 V, 0 E, 1 D, 2 GP, 4 GC, -2 SG
3 – Dinamarca – 1 P, 2 J, 0 V, 1 E, 1 D, 1 GP, 2 GC, -1 SG
4 – Tunísia – 1 P, 2 J, 0 V, 1 E, 1 D, 0 GP, 1 GC, -1 SG

Resultados | Calendário
22/11 (ter) – Dinamarca 0 x 0 Tunísia (ASSISTA)
22/11 (ter) – França 4 x 1 Austrália (ASSISTA)
26/11 (sáb) – Tunísia 0 x 1 Austrália (ASSISTA)
26/11 (sáb) – França 2 x 1 Dinamarca (ASSISTA)
30/11 (qua) – 12h – Tunísia x França
30/11 (qua) – 12h – Austrália x Dinamarca


Grupo E

Alemanha

Para se classificar sem fazer muitas contas, precisa vencer e torcer para a Espanha bater o Japão.

Caso a Espanha empate com o Japão, a Alemanha precisa vencer por dois gols de diferença para se garantir no saldo de gols.

Se o Japão aprontar para cima da Espanha, aí a Alemanha vai precisar de um verdadeiro milagre. Com -1 de saldo, precisaria tirar uma grande diferença. Atualmente, La Roja possui um saldo de +7 em virtude do 7 a 0 aplicado na Costa Rica.

Alemanha não consegue avançar em primeiro do grupo.

Espanha

Com quatro pontos, a Espanha avança com um simples empate diante do Japão.

Se perder para o Japão, a Espanha precisa torcer para que a Costa Rica não vença e para que a Alemanha não aplique uma goleada que seja suficiente para tirar a diferença de saldo, que é de 8 no total (-1/+7).

Se vencer, a Espanha se garante em primeiro do grupo. No entanto, para ser primeiro com o empate, a Fúria precisa que a Costa Rica não vença a Alemanha na última rodada.

Japão

Vitória contra Espanha: Japão na próxima fase.

Se empatar com a Espanha e…:

… a Costa Rica vencer: Japão eliminado

… a Alemanha vencer: O Japão só avança com empate se esse resultado acontecer pelo mesmo número de gols que a Alemanha marcar em uma eventual vitória por um gol de diferença. Exemplo: Espanha 1 x 1 Japão e Alemanha 1 x 0 Costa Rica ou Espanha 2 x 2 Japão e Alemanha 2 x 1 Costa Rica e assim por diante. Se a vitória alemã for por dois ou mais gols de diferença, o Japão é eliminado se empatar.

… houver empate entre Costa Rica e Alemanha: Japão classificado.

Derrota para a Espanha: Japão eliminado seja qual for o resultado de Costa Rica x Alemanha.

Para ser primeiro do grupo: basta vencer a Espanha e torcer para a Costa Rica não aplicar uma goleada na Alemanha que seja suficiente para tirar o saldo (Japão tem saldo 0, Costa Rica tem saldo -6).

Costa Rica

Se vencer a Alemanha: está classificada para a próxima fase, seja qual for o resultado de Espanha e Japão.

Se empatar: precisa que a Espanha vença o Japão.

Se perder: está eliminada.

Para avançar em primeiro: precisa vencer e torcer por um empate entre Espanha e Japão ou aplicar uma goleada na Alemanha que seja suficiente para tirar o saldo (Japão tem saldo 0, Costa Rica tem saldo -6).

Classificação
1 – Espanha – 4 P,2 J, 1 V, 1 E, 0 D, 8 GP, 1 GC, +7 SG
2 – Japão – 3 P, 2 J, 1 V, 0 E, 1 D, 2 GP, 2 GC, 0 SG
3 – Costa Rica – 3 P, 2 J, 1 V, 0 E, 1 D, 1 GP, 7 GC, -6 SG
4 – Alemanha – 1 P, 1 J, 0 V, 1 E, 1 D, 2 GP, 3 GC, -1 SG

Resultados | Calendário
23/11 (qua) – Alemanha 1 x 2 Japão (ASSISTA)
23/11 (qua) – Espanha 7 x 0 Costa Rica (ASSISTA)
27/11 (dom) – Japão 0 x 1 Costa Rica (ASSISTA)
27/11 (dom) – Espanha 1 x 1 Alemanha (ASSISTA)
1º/12 (qui) – 16h – Japão x Espanha
1º/12 (qui) – 16h – Costa Rica x Alemanha


Grupo F

Croácia

A Croácia se classifica até com um empate contra a Bélgica. Se perder, precisa que o Canadá vença o Marrocos pela mesma diferença de gols do seu revés.

Para avançar em primeiro: basta uma vitória que tenha diferença de gols igual a um suposto triunfo de Marrocos contra o Canadá.

Marrocos

Avança até com um empate. Se perder, precisa torcer para a Croácia vencer a Bélgica. Um empate da Bélgica também pode classificar, desde que não perca por quatro gols de diferença para o Canadá. Se perder por três gols diferença, é preciso calcular os gols-pró (Marrocos tem dois gols marcados, contra um da Bélgica). Se empatarem neste critério, Marrocos avança pela vitória no confronto direto.

Para ficar em primeiro: precisa vencer o Canadá e torcer para um tropeço da Croácia.

Bélgica

Se classifica com uma vitória sobre a Croácia. Se empatar, precisa torcer para o Canadá vencer Marrocos por quatro gols de diferença. Se a vitória canadense for por três gols de diferença, é preciso calcular os gols-pró (Marrocos tem dois gols marcados, contra um da Bélgica). Se empatarem neste critério, Marrocos avança pela vitória no confronto direto.

Para avançar em primeiro: a Bélgica precisa vencer a Croácia e torcer para um tropeço de Marrocos contra o Canadá.

Canadá

Não tem mais chances de classificação.

Classificação
1 – Croácia – 4 P, 2 J, 1 V, 1 E, 0 D, 4 GP, 1 GC, +3 SG
2 – Marrocos – 4 P, 2 J, 1 V, 1 E, 0 D, 2 GP, 0 GC, +2 SG
3 – Bélgica – 3 P, 2 J, 1 V, 0 E, 1 D, 1 GP, 2 GC, -1 SG
4 – Canadá – 0 P, 2 J, 0 V, 0 E, 2 D, 1 GP, 5 GC, −4 SG

Resultados | Calendário
23/11 (qua) – Marrocos 0 x 0 Croácia (ASSISTA)
23/11 (qua) – Bélgica 1 x 0 Canadá (ASSISTA)
27/11 (dom) – Bélgica 0 x 2 Marrocos (ASSISTA)
27/11 (dom) – Croácia 4 x 1 Canadá (ASSISTA)
1º/12 (qui) – 12h – Croácia x Bélgica
1º/12 (qui) – 12h – Canadá x Marrocos


Grupo G

Brasil

A vitória sobre a Suíça garantiu a seleção brasileira nas oitavas de final no Qatar.

Para ficar em primeiro: um empate contra Camarões já garante a liderança. A vitória, claro, também. Até a derrota serve, desde que a Suíça não tire a diferença de saldo de gols (Brasil três, contra Suíça zero).

Suíça

Joga por uma vitória simples contra a Sérvia para avançar ao mata-mata. Um empate também serve, desde que Camarões não derrote o Brasil e supere a Suíça em número de gols. Se perder, a Suíça está eliminada.

Para ficar em primeiro: necessita derrotar os sérvios e torcer para que Camarões vença a seleção brasileira. Os resultados precisam combinar para que a diferença de saldo de gols seja tirada (Brasil três, Suíça zero). Se empatarem em saldo, a Suíça precisa de uma combinação que faça mais gols do que o Brasil ao fim do grupo, já que os comandados de Tite ficariam em primeiro caso o critério de desempate chegue ao confronto direto.

Camarões

Precisa vencer o Brasil e torcer para um empate entre Suíça e Sérvia. Nesta combinação, precisa ter mais gols-pró do que a Suíça para avançar.

Se a Sérvia vencer, Camarões tem que conseguir um triunfo sobre Brasil com a mesma diferença de gols de uma suposta vitória da Sérvia sobre a Suíça.

Não tem mais chances de ser primeiro da chave.

Sérvia

Precisa derrotar a Suíça e torcer para que Camarões não vença.

Se os camaroneses vencerem, os sérvios precisam de uma combinação que fiquem na frente no saldo de gols ou nos gols-pró, que são critérios de desempates. Caso, esses critérios também fiquem empatados, a decisão da vaga vai para quem levou menos vermelhos e amarelos. Persistindo no empate, haverá um sorteio para definir o classificado.

Não tem mais chances de ser primeiro da chave.

Classificação
1 – Brasil – 6 P, 2 J, 2 V, 0 E, 0 D, 3 GP, 0 GC, +3 SG
2 – Suíça – 3 P, 2 J, 1 V, 0 E, 1 D, 1 GP, 1 GC, 0 SG
3 – Camarões – 1 P, 2 J, 0 V, 1 E, 1 D, 3 GP, 4 GC, −1 SG
4 – Sérvia – 1 P, 2 J, 0 V, 1 E, 1 D, 3 GP, 5 GC, -2 SG

Resultados | Calendário
24/11 (qui) – Suíça 1 x 0 Camarões (ASSISTA)
24/11 (qui) – Brasil 2 x 0 Sérvia (ASSISTA)
28/11 (seg) – Camarões 3 x 3 Sérvia (ASSISTA)
28/11 (seg) – Brasil 1 x 0 Suíça (ASSISTA)
02/12 (sex) – 16h – Camarões x Brasil
02/12 (sex) – 16h – Sérvia x Suíça


Grupo H

Portugal

Com a vitória sobre o Uruguai, o time de Cristiano Ronaldo e cia está classificado para as oitavas de final.

Para ficar em primeiro: até o empate contra a Coreia do Sul garante a ponta. Se perder, precisa torcer para que Gana não vença o Uruguai.

Uruguai

Com apenas um ponto e na lanterna, o Uruguai precisa vencer Gana na última rodada e torcer para a Coreia do Sul não bater Portugal. Caso isso acontença, Uruguai precisa de um triunfo com uma diferença maior de gols para ultrapassar no saldo (Uruguai -2, Coreia -1). Se empatar no saldo, Uruguai precisa que seu triunfo supere em gols-pró na conta final (Uruguai ainda não marcou, Coreia tem dois gols-pró).

Uruguai não tem chance de ficar em primeiro.

Coreia do Sul

Precisa vencer Portugal e torcer para que Gana não vença. Em caso de vitória do Uruguai sobre Gana, a Coreia precisa de uma combinação que fique à frente pelo saldo de gols (Coreia tem -1, Uruguai tem -1). Se empatar nesse critério, precisa ter mais gols-pró (Coreia tem 2, Uruguai tem 0).

Não tem chance de ficar em primeiro.

Gana

Se vencer Uruguai está classificada. Caso consiga um empate, precisa que a Coreia não vença Portugal. Nesta combinação de empate, se Coreia vencer Portugal, esse triunfo não pode não pode ser por dois gols de diferença. Por um gol de diferença, Gana precisa de uma combinação que a deixei com mais gols-pró.

Para ficar em primeiro: precisar vencer o seu jogo e torcer para que a Coreia vença Portugal. Essa combinação precisa tirar a diferença de saldo de gols (Gana 0, Portugal 3).

Classificação
1 – Portugal – 6 P, 2 J, 2 V, 0 E, 0 D, 5 GP, 2 GC, +3 SG
2 – Gana – 3 P, 2 J, 1 V, 0 E, 1 D, 5 GP, 5 GC, 0 SG
3 – Coreia do Sul – 1 P, 2 J, 0 V, 1 E, 1 D, 2 GP, 3 GC, -1 SG
4 – Uruguai – 1 P, 2 J, 0 V, 1 E, 1 D, 0 GP, 2 GC, -2 SG

Resultados | Calendário
24/11 (qui) – Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul (ASSISTA)
24/11 (qui) – Portugal 3 x 2 Gana (ASSISTA)
28/11 (seg) – Coreia do Sul 2 x 3 Gana (ASSISTA)
28/11 (seg) – Portugal 2 x 0 Uruguai (ASSISTA)
02/12 (sex) – 12h – Coreia do Sul x Portugal
02/12 (sex) – 12h – Gana x Uruguai

Fonte: ESPN


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo