Esportes

Pulisic marca e se machuca, Estados Unidos acabam com sonho do Irã e vão enfrentar a Holanda nas oitavas da Copa do Mundo

Com gol de Pulisic, os Estados Unidos venceram o Irã por 1 a 0 e avançaram às oitavas da Copa do Mundo

ÓTICAS GUIMARÃES

Os Estados Unidos estão nas oitavas da Copa do Mundo do Qatar! Nesta terça-feira (29), a seleção norte-americana venceu o Irã por 1 a 0, no Estádio Al Thumama, pela 3ª e última rodada do grupo B.

Pulisic balançou as redes para o time comandado por Gregg Berhalter, que agora vai enfrentar a Holanda valendo vaga nas quartas de final.

Em uma partida muito aguardada também pelo seu componente geopolítico, a seleção iraniana entrou em campo podendo até empatar para avançar pela primeira vez na história à fase mata-mata. Por outro lado, só os três pontos interessavam aos americanos, que queriam dar a volta por cima depois de ficarem de fora do Mundial da Rússia de 2018. E conseguiram.

No 1º tempo, os Estados Unidos começaram pressionando e desperdiçaram boas chances até abrir o placar aos 37 minutos. No lance, McKennie lança, Dest ajeitou de cabeça, e Pulisic mandou para o fundo das redes para fazer 1 a 0.

Depois de gol, os americanos seguiram dominando e ainda tiveram um gol anulado de Weah por impedimento já nos acréscimos. O Irã, por sua vez, não finalizou.

E foi somente aos 6 do 2º tempo que os asiáticos chegaram com perigo, quando Razaeian cruzou na área, e Ghoddos cabeceou por cima do travessão. A chegada acordou os torcedores iranianos que começaram a incendiar o jogo.

Depois disso, o Irã entrou na partida e só não empatou aos 19, porque Ghoddos chutou para a fora por centímetros.

Em busca de apenas um gol para chegar às oitavas pela primeira vez na história, a equipe asiática tocou a bola tentando furar a forte marcação americana.

Aos 36, os iranianos pediram pênalti quando a bola tocou na mão de Karimi dentro da área. A arbitragem, no entanto, mandou seguir.

Os asiáticos pressionaram. Razaeian cobrou falta já nos acréscimos, e Pouraliganji, por muito pouco, não deixou tudo igual.

No último minuto de jogo, os iranianos pediram mais um pênalti, desta vez em Taremi, mas o árbitro não viu irregularidade.

A seleção norte-americana, por sua vez, se fechou e carimbou vaga no mata-mata.

Situação do campeonato

Com o encerramento da fase de grupos, Inglaterra (1º lugar) e Estados Unidos (2º lugar) avançaram pelo grupo B.

Os americanos vão disputar as oitavas pela quarta vez (2002, 2010, 2014 e 2022). Só em 2006 caíram na fase de grupos. Vale lembrar que ficaram de fora do Mundial de 2018.

Pulisic preocupa

O meio-campista do Chelsea anotou o seu primeiro gol em Copas e garantiu a classificação americana para as oitavas. Só que no lance, o camisa 10 se machucou ao trombar com o goleiro adversário e não conseguiu comemorar. Ele ainda tentou voltar, mas acabou substituído com dores e virou dúvida para o duelo das oitavas.

Pulisic trombou com o goleiro Beiranvand e se machucou no lance do gol David Ramos – FIFA/FIFA via Getty Images

Próximos jogos

Os Estados Unidos agora terão pela a Holanda no sábado (3), às 12h (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa.

Já a Inglaterra vai enfrentar o Senegal no domingo (4), às 16h (de Brasília), no Estádio Al Bayt.

Fonte: ESPN


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo