PT de Patos homenageia mulheres da cidade com a comenda Ivanilda de Sousa



O Partido dos trabalhadores (PT), diretório municipal de Patos homenageou na noite desta sexta-feira (11), mulheres que se destacaram por suas conquistas perante a sociedade. Uma comenda com o nome da ex-presidente da Colônia de Pescadores de Patos e Região Invanilda Sousa (em memória), foi entregue a 40 mulheres pelas suas atuações de destaque no cotidiano patoense. Essa foi a primeira edição do evento e aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Patos (ACIPA) e contou com a presença do presidente do Partido Lenildo Morais, da presidente licenciada professora Véria Lúcia, membros do partido e integrantes de diversas áreas da sociedade civil de Patos. 

Para o presidente em exercício do partido e pré-candidato a prefeito de Patos Lenildo Morais a comenda com o nome de Ivanilda Sousa é uma justa homenagem a uma mulher guerreira, integrante dos movimentos sociais, mãe de família exemplar. “Essa homenagem as mulheres vem demonstrar maturidade e mostra que o PT está disposto a dialogar com os mais diversos seguimentos sociais da nossa cidade. O nome da companheira Ivanilda Sousa para essa comenda é um ajusta homenagem a uma mulher guerreira, militante, integrantes dos movimentos sociais, candidata a vereadora por duas vezes e acima de tudo mãe exemplar. Esse evento é importante porque traz para o contexto atual, o debate sobre a participação da mulher em todas as ações que serão implementadas e desenvolvidas na nossa cidade”, comentou Lenildo.

Ao todo foram homenageadas 40 mulheres que de acordo com a organização do evento tiveram seus destaques e são importantes para a sociedade. Mulheres de diferentes seguimentos da cidade de Patos como sindicalistas, professoras, empresárias, médicas, profissionais autônomas, gestoras públicas, assentadas da reforma agrária.

Já Véria Lúcia uma das homenageadas da noite, enalteceu a primeira edição do evento, disse que essa homenagem deve repetir por vários anos e que o nome de Ivanilda Sousa foi muito bem lembrado por tudo que representou para um seguimento da sociedade e as mulheres de Patos.

“Esse evento que marca a semana do dia Internacional da mulher, foi criado pelas mulheres do Partido dos Trabalhadores para homenagear as mulheres em nome da nossa companheira Ivanilda Sousa, que nos deixou há oito meses. As 40 mulheres homenageadas aqui representam toda a sociedade de Patos, claro que existe mais do que 40 mulheres, mas nós precisávamos ter um número limite para dar a comenda. Essas que receberam a homenagem tiveram ou tem uma história de luta ou de realização profissional ou mulheres que no seu cotidiano, fazem trabalho voluntário que amenizam sofrimento social. Esperamos poder repetir vários anos esse evento, porque se institui como uma comenda partidária e que o ano que vem, desejamos entregar a mais 40 ou 50 mulheres, como reconhecimento por exemplo da história da própria Vanilda, que era vice-presidente do PT quando nos deixou precocemente. Ela se que se destacou dentro de uma comunidade carente como uma líder dos pescadores e que por duas vezes se candidatou a vereadora na cidade e seria novamente candidata. Então considerando a história dela e das demais nós nos encontramos na noite desta sexta-feira para celebrar esse momento”, concluiu Véria.

 

 

Texto e foto de Eduardo Rabelo – Assessoria Lenildo Morais