Promotor de justiça Elmar Tiago participa de debate online e menciona casos mais comuns de violência contra a pessoa idosa. Ouça



Órgãos de saúde e entidades da cidade de Patos estão realizando a Semana de Combate à Violência contra a Pessoa idosa, em alusão ao 15 de junho (segunda-feira), dia em que o Ministério dos Direitos Humanos celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa.

Dentro dessa proposta, o promotor de justiça Elmar Tiago, do Ministério Público, participou nesse último domingo (14), de um debate online para comentar sobre como a Promotoria tem recebido denúncias com relação às formas de violência contra a pessoa idosa.

Sobre essa questão, Elmar disse que o conceito de violência contra o idoso não se limita aos casos de violência física, mas remete a outros fatores que muitas vezes ocorrem dentro das famílias e instituições, a exemplo da violência do tipo patrimonial, quando o idoso não tem domínio do que é seu, de sua aposentadoria, por exemplo.

Ele citou, inclusive, que a promotoria recebe muito denúncias de algumas pessoas que se apropriam de cartões de aposentadoria de alguns desses idosos, para se beneficiarem sem qualquer pudor.

Ainda nesse contexto, o promotor frisou que as pessoas precisam entender que a velhice trás consigo algumas necessidades específicas, e que precisam ser respeitadas.

E citou ainda que existem os cuidados emocionais e cuidados médicos, que muitas vezes são negligenciados pelas pessoas que convivem com eles.

Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.

Elmar Tiago

Matéria por Patosonline.com

Áudio / Rádio Espinharas




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.