Locais

Projeto de extensão da UFCG realiza palestras sobre a relação entre maus-tratos
animais e violência interpessoal em escolas de Patos-PB

ÓTICAS GUIMARÃES

O projeto de extensão intitulado “O bem-estar animal e a prevenção de práticas relacionadas aos maus-tratos animais e casos de violência contra seres humanos” realizado por professores e alunos de doutorado e graduação da UFCG campus de Patos, estão realizando como parte de suas atividades, visitas em diversas escolas do município de Patos-PB, repassando informações importantes sobre a relação existente entre os maus-tratos animais e a violência contra seres humanos, de modo a conscientizar jovens e adolescentes sobre tal temática.

Essa relação de violência contra animais e humanos é conhecida como “Teoria do Elo” e é bastante estuda em diversos países pelo mundo e vem sendo também estudada no Brasil, tal teoria relata que naqueles ambientes em que animais são maltratados existe a possibilidade de pessoas também sofrerem abusos por parte do agressor, ou o inverso.

A violência é considerada um problema de saúde pública evidenciada mundialmente, não se restringindo apenas a espécie humana, mas também aos animais. Sabe-se que todos os tipos de violência possuem uma raiz única que é a dessensibilização e desvalorização pela vida.

Desta forma, o projeto de extensão tem como objetivos apresentar os principais os conceitos sobre bem-estar animal, maus-tratos e guarda responsável; demonstrar a importância do combate à violência animal e humana; fornecer informações para formação pessoal e humanística de estudantes de instituições de ensino, público e privadas do município de Patos-PB.

Além disso sanar dúvidas da população sobre bem-estar animal, locais de denúncia sobre maus-tratos animais e violência contra seres humanos através de seu canal no Instagram @beaufcg.

Para mais informações, o grupo de pesquisa publicou um artigo recentemente intitulado “Conhecimento sobre bem-estar animal, guarda responsável e maus-tratos animais sob a perspectiva de moradores da cidade de Patos, Paraíba” na revista Principia no site https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/viewFile/6717/2058 com informações a respeito de conhecimento e atitudes tomadas pela população patoense acerca do bem-estar, maus-tratos e guarda responsável de animais.

Prof. Almir Pereira de Souza
Profa. Rosangela Maria Nunes da Silva
Prof. Thiago da Silva Brandão
Acadêmicas de Medicina Veterinária Vitória Fernandes Lourenço, Ana Cláudia
do Nascimento, Karoline Araújo, Maria Bonfim de Lima Alves

Por Assessoria


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo