• Dra Milena
Locais

Programa Cidade Empreendedora é lançado em Patos

Iniciativa será desenvolvida através de parceria entre Sebrae/PB e Prefeitura de Patos.

ÓTICAS GUIMARÃES

Criar ações estratégicas para impulsionar o desenvolvimento, estimular o empreendedorismo e transformar a realidade socioeconômica local. Essa é a proposta do Programa Cidade Empreendedora, lançado nesta segunda-feira (5) pelo Sebrae/PB, em parceria com a Prefeitura de Patos, cidade que fica localizada na região do Sertão do estado.

O lançamento do Cidade Empreendedora aconteceu na sede da agência regional do Sebrae/PB em Patos e teve a participação de consultores e analistas, além de secretários da administração municipal. “Patos foi a cidade escolhida em nossa área territorial para desenvolver esse programa e o todo o processo é feito a partir de uma parceria entre Sebrae e Prefeitura. O nosso intuito é começar as atividades ainda neste ano, mas também fazer uma programação para os anos seguintes, uma vez que essas ações podem ser executadas observando também um prazo maior”, explicou Anna Stefania, gerente regional do Sebrae.

O desenvolvimento do Cidade Empreendedora está organizado em 10 eixos de atuação, sendo gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, marketing territorial e setores econômicos, cooperativismo de crédito e inovação e sustentabilidade. Todos os eixos são definidos de forma a complementar a experiência de inovação e colaborar para o processo de crescimento da realidade econômica e social.

Conforme a analista do Sebrae/PB, Nelijane Ricarte, um dos objetivos do programa é atuar junto ao poder público para fortalecer o ambiente de fomento à economia. “O cidade empreendedora faz com que o ambiente de negócios no município fique mais favorável para o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo, assim como colabora para o surgimento de novos negócios. São várias ações conjuntas que o município vai impulsionar com esse apoio técnico do Sebrae”, disse.

Além de colaborar de forma sustentável para o fortalecimento da economia no território local, o programa proporciona o incentivo ao conhecimento, a partir da realização de capacitações e cursos.

Segundo a secretária da Receita de Patos, Meryclis Medeiros, o interesse maior é estimular a geração de emprego e renda no contexto da economia local. “O interesse do município é no sentido de que a semente deve ser plantada. Todos os pensamentos apresentados pelos eixos levam ao conhecimento da geração de emprego e renda. Então precisamos trabalhar isso no empresariado local e mostrar que Patos tem potencial econômico de investimento”, destacou.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Por Assessoria Sebrae/PB


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo