Profissional da área da saúde de Patos faz reflexão e desabafo sobre os casos da Covid-19 em nossa cidade. Veja



O jornalista Jozivan Antero, membro da equipe Patosonline.com e motorista socorrista do Samu Patos, fez uma relato da situação de aumento repentino dos casos de covid-19 aqui em Patos. Ontem o profissional já alertava sobre os novos casos em contato com nossa direção e hoje ele escreveu um artigo em forma de desabafo sobre sua visão sobre esse momento delicado.

A Redação do Patosonline.com achou por bem publicar como forma de alerta a todos sobre o momento delicado que estamos enfrentando.

Veja:

Para reflexão sobre a COVID – 19 em Patos!

Ontem estava no plantão do SAMU. Várias ocorrências de todos os tipos, mas apenas de suspeitas de COVID – 19 foram 12! Isso mesmo! Dessas, 3 foram confirmadas!

Vamos ter um colapso total. Logo cedo de hoje, antes mesmo de sair do plantão, recebo a mensagem do esposo de uma mulher que foi confirmada com COVID – 19. Ele não sabe o que fazer. É de família simples, tem dois filhos pequenos e está muito nervoso e triste com a esposa internada. Está pedindo apoio das autoridades públicas. Passei o número dele para a secretária de Saúde do Município de Patos.

O SAMU/Patos criou uma equipe especial para os casos de suspeitas. A dupla saiu exausta diante das ocorrências que exigem muito em decorrência dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), da viatura que deve ser desinfectada a cada ocorrência e, além disso, não pode ter sistema de ar-condicionado. Temperatura alta, esforço físico redobrado, tensão e equipe que deve ser melhorada com apoio e até outra ambulância se for o caso.

Além de condutor socorrista, eu também sou jornalista e militante Social. Isso tem exigido muito de mim, pois vejo algumas questões com bastante preocupação. Fiz matéria ontem sobre o caso do COVID – 19 no policial civil. Muita pressão! Alguns acham que devemos esconder os casos. Pois quero que TODOS saibam uma coisa: se eu for acometido, serei o primeiro a tornar público. Acho que é o certo para ver se alguns se tocam que a coisa é séria, muito séria!

Esse é um dos maiores desafios da humanidade nos últimos cem anos, em se tratando de pandemia. Infelizmente, alguns tem negligenciado isso e podem pagar com a vida e por em risco a vida dos outros que amamos.

A enfermeira que estava conosco disse que nunca tinha visto algo tão avassalador na saúde, pois os suspeitos estavam com cansaço extremo, sem ânimo e isso chamou mais ainda a atenção da profissional experiente.

Um vizinho ontem convidou amigos para assistir uma “Live” na sua casa. Ora! Essas lives de artistas são para ficar em casa com a família, mas estão fazendo festa para ver! Coisa mais sem sentido! Diria até que irresponsável!

Amigos! Amigas! O caso é muito mais complexo do que se pensa! Ao chegar em casa, tomo todas as medidas de segurança, pois tenho filhos pequenos e esposa que estão em isolamento social.

Se cuidem! Usem máscaras! Lavem as mãos e só façam o essencial. Temos um grande desafio. Infelizmente, muitos dos nossos governantes são mais imbecis que os imbecis. Não vou citar nomes para evitar que a observação tome outro rumo! Vamos fazer nossa parte!

Jozivan Antero




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.