• Dra Milena
Gerais

Profissionais do Hospital de Patos estão em São Paulo participando de uma capacitação do Projeto Lean

ÓTICAS GUIMARÃES

Essa semana e em função de picos de demanda, não raro, o Complexo Hospitalar de Patos (CHRDJC) atingiu altas taxas de ocupação em leitos de Enfermaria e UTI. E o que fazer diante desta situação, inevitável, quando a demanda supera a capacidade de absorção do hospital já que nenhuma unidade de saúde consegue ampliar leitos em função de picos de demanda? Mas, há ações que podem maximizar a desocupação de leitos, sem que a assistência ao paciente fique comprometida. E é justamente isso que o Diretor Geral do Complexo, Francisco Guedes, o Diretor Técnico, Dr. Pedro Augusto, a Coordenadora das UTIs, Dra. Jaqueline Andrade e a Diretora do Hospital do Bem, Lidiane Nascimento, estão estudando, essa semana, durante o curso “Gestão avançada em serviços de urgência”. O treinamento, que acontece em São Paulo, faz parte do Projeto Lean.

            Entender melhor o cenário atual do Serviço de Urgência, Compreender as principais razões do fluxo desconexo, conhecer novos conceitos e teoria sobre melhoria operacional através do Lean e ter acesso às ferramentas para implementação de melhorias com novos modelos de gestão e melhores práticas são alguns dos tópicos do curso. “Esse Projeto tem o objetivo de auxiliar hospitais do SUS a reduzir a superlotação nas emergências e nossa expectativa é melhorar, ainda mais, nossa porta de entrada, ou seja, trabalhar a rotatividade de leitos na urgência e emergência, otimizando ações que melhorarão nosso desempenho e indicadores neste setor com impactos positivos em outros setores também”, afirma do Diretor Técnico do hospital, Dr. Pedro Augusto.

 “Esse Projeto vai nos ajudar muito a melhorar nosso fluxo interno da Urgência e Emergência e chega num momento muito oportuno. Com isso, vamos implementar ações que possibilitam uma maior rotatividade de leitos, evitando superlotação, sem comprometer a qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes”, reforça o Diretor Geral do Hospital, Francisco Guedes.

            A Dra. Jaqueline Andrade também é uma entusiasta do Projeto Lean e tem expectativas muito boas em relação as ações que serão implementadas em Patos após esse treinamento. “Com o Lean vamos implantar em Patos um conceito inovador de gerenciamento, que soluciona problemas e aponta para padrões de alto rendimento, enfim, vamos tornar nossos processos mais eficientes e isso impactará também na rotatividade de leitos o que em se tratando de UTI é extremamente importante”, afirma a Coordenadora de UTI do Complexo, Dra. Jaqueline Andrade.

Sobre o Lean

 Lean significa enxuto e é uma filosofia corporativa composta por um conjunto de técnicas e ferramentas que visa valorizar o ser humano e melhorar o desempenho de uma organização para aumentar sua competitividade. Uma das bases da filosofia Lean é a busca pela redução dos desperdícios que deve ocorrer continuamente. O conceito é simples: desperdício é tudo aquilo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente. Em resumo: faça somente aquelas atividades que criam ou agregam valor e que o cliente esteja disposto a pagar. Todas as outras atividades são desperdícios.

O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O Hospital de Patos foi admitido no Projeto este ano.

 “A superlotação dos serviços de urgência e emergência nos hospitais do SUS é um fator que impacta todo o sistema de saúde. Além de longa espera, a superlotação causa outros problemas, como o aumento da média de permanência do paciente no hospital, desperdício de tempo e recursos, além de menor giro de leitos”, explica Dr. Pedro Augusto, lembrando que o Lean possibilita a utilização de metodologias estruturadas de gestão que otimizam tempo, recursos e espaço, garantindo mais agilidade e segurança no atendimento.

Profissionais de Patos que estão participando do treinamento
Profissionais de Patos que estão participando do treinamento
O_projeto_Lean_começou_a_ser_implantado_no_Hospital_de_Patos_em_abril_último
Lidiane, Dra. Jaqueline e Francisco com facilitadores do curso
Lidiane, Dra. Jaqueline e Francisco com facilitadores do curso
Lidiane. Dra. Jaqueline, Dr. Pedro, Francsco e uma das facilitadoras do treinamento
Lidiane. Dra. Jaqueline, Dr. Pedro, Francsco e uma das facilitadoras do treinamento
O treinamento visa melhorar fluxo nas urgências e emergências de hospitais públicos
O treinamento visa melhorar fluxo nas urgências e emergências de hospitais públicos
Profissionais das unidades de saúde que estão participando do treinamento
Profissionais das unidades de saúde que estão participando do treinamento
O treinamento aconteceu em São Paulo, essa semana
O treinamento aconteceu em São Paulo, essa semana

Assessoria


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo