Professor afirma que estudo da UFPB constatou variação semanal superior a 100% nos casos de covid-19 em Patos. Ouça;



O professor Cássio Nóbrega, coordenador do Laboratório Artificial e Macroeconomia Computacional da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, comentou com o jornalista Misael Nóbrega da Rádio Espinharas 97,9 FM, o resultado de um estudo publicado pelo laboratório no mês de maio, sobre os casos de covid-19 em Patos.

Segundo ele, foram realizados dois estudos em Patos, que constataram variação semanal de mais de 100% no número de casos confirmados, com tempo médio para o registro de óbitos em Patos passando de 8 para 11 dias entre o primeiro e o segundo levantamento.

Cássio também explicou que 65% das pessoas que vieram a óbito em Patos são homens, enquanto quase 30% eram obesas, hipertensas e possuíam doenças cardíacas.

O professor explicou que o estudo foi realizado tendo os dias 16 e 25 de maio como datas referência, visando apresentar o perfil da região em relação ao atual momento de pandemia, com informações que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de ações estratégicas dos órgãos de saúde.

Sobre o isolamento social, Cássio explicou que o nível tem chegado próximo a 50% em Patos, número ainda considerado baixo em relação ao índice de 70% considerado ideal pelas autoridades de saúde. Ouça;

Professor Cássio Nóbrega-Estudo

Por Genival Junior – Patosonline.com




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.