Primeiros taxímetros instalados são aferidos pelo Imeq-PB em Patos



Começou nesta quarta-feira, 24, o cronograma de aferição de taxímetro dos primeiros taxistas a implantar o aparelho em seus veículos. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos, a aferição está sendo feita pelo Instituto de Metrologia, Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) e tem o objetivo de garantir que o consumidor pague o preço certo pela quilometragem percorrida.

De acordo com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, esta ação é mais uma etapa do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público e que os taxistas estão comparecendo para a realização da fiscalização e consequentemente receber a autorização após a conferência dos documentos necessários e da verificação dos itens de padronização do veículo.

O superintendente do Imeq-PB, Arthur Galdino, acompanhou nesta quinta-feira, 25, as ações juntamente com a equipe e ressaltou a importância do processo da implantação dos taxímetros para a regulamentação da profissão na cidade.

“A vistoria objetiva fiscalizar e averiguar as condições em que se encontram os veículos e orientar os profissionais a cumprirem as normas de segurança previstas e, assim, possam começar a fazer o uso do taxímetro”, comentou.

Os itens verificados foram: a calibração dos pneus; dimensão dos pneus;  certificado impresso; presença de lacres e o funcionamento dos taxímetros. Em dois dias de atividades já foram vistoriados mais de 50 táxis.


Coordecom