PRF inicia a partir desta sexta a Operação Finados 2009



A Polícia Rodoviária Federal está realizando em todo Território Nacional a Operação Finados 2009, que se inicia a partir das 00h de sexta-feira (30) e encerra às 24h da segunda-feira (2).

Na Paraíba, o esquema da PRF será o mesmo empregado durante as últimas operações realizadas, quando será usado todo mecanismo de segurança disponível, tanto no combate ao crime quanto aos infratores de trânsito, de forma a proporcionar tranquilidade para os usuários nas rodovias federais paraibanas.

Álcool e direção, bem como o excesso de velocidade, ainda serão os alvos principais na fiscalização, onde a PRF vai utilizar radar fotográfico e bafômetros nos trechos mais movimentados das BR-101, BR-104 e BR-230. A fiscalização nesse sentido será rigorosa e de forma itinerante.

Com o efetivo de 263 policiais, os postos e rondas terão reforços do Núcleo de Operações Especiais e de outros Agentes que trabalham na área administrativa.

Viaturas operacionais e motocicletas cumprirão pontos de apoio, onde os Agentes da PRF estarão orientando e observando o trânsito. Já as “ambulâncias resgate” estarão de prontidão no Km 23 (sede da PRF) e no Posto de Café do Vento com uma equipe médica do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, para os atendimentos nos possíveis socorros de urgência.

A meta principal da PRF nesta Operação é de conter os números de acidentes e de vítimas. Pois, desde o início do ano já foram registrados 2.867 acidentes com 1.792 feridos e 160 mortos na Paraíba. Durante todo o ano de 2008 aconteceram 3.292 acidentes com 2.045 feridos e 181 mortos.

Para que esses números caiam em ralação aos anos anteriores é preciso que os motoristas também façam sua parte, dirigindo de forma correta e defensiva, sempre respeitando os limites de velocidade, a sinalização, mantendo uma distância segura do veículo que segue à sua frente, só realizar ultrapassagem em locais devidamente sinalizados, todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança, crianças de até 10 anos devem ser transportados no assento traseiro e, sempre é bom reforçar, não ingerir bebida alcoólica se for dirigir.

Também é recomendável que se faça com antecedência um planejamento de sua viagem, bem como verificar as condições dos pneus, limpadores de para-brisa, lanternas, faróis e demais itens de segurança do veículo e, não esquecer de portar a documentação, tanto pessoal quanto ao do veículo.

Em caso de chuva, o motorista deve redobrar sua atenção, procurando dirigir com ainda mais cautela, começando por reduzir a velocidade.

No ano de 2008 não houve Operação Finados, haja vista que o feriado caiu no domingo. No ano de 2007 a PRF na Paraíba registrou 37 ocorrências de acidentes, com 27 feridos e três mortos.

Da Ascom da PRF/PB