PRF divulga dados da Operação São João. Confira os números de Patos



A Polícia Rodoviária Federal encerrou às 24h da segunda-feira (29), a Operação São João 2009 com 123 acidentes, 96 feridos e oito mortos nas estradas federais na Paraíba. A Operação iniciou às 00h00 da sexta-feira (19).

 

No ano passado a Operação São João teve a duração de quatro dias e foram registrados 55 acidentes com 37 feridos e quatro mortos. Se em 2009 na mesma operação fossem considerados apenas quatro dias, ou seja, iniciado no dia 22 e encerrado no dia 25 de junho, o resultado teria apresentado números bem inferiores do que no ano de 2008. O resultado seria de 46 acidentes com 26 feridos e dois mortos.

 

Tendo em vista que as festividades juninas foram concentradas no meio da semana estimulam os deslocamentos de ida e volta nos finais de semana adjacentes, a PRF resolveu estender a Operação São João englobando todo esse período.

 

Os resultados apresentaram poucas diferenças comparadas ao mesmo número de dias no período correspondente do ano passado, isto é, nos 11 dias da operação em 2008, (de 20 a 30/06/08), quando foram registrados 114 acidentes com 77 feridos e oito mortos. 

 

A pequena variação fica dentro de limites aceitáveis, uma vez que além do aumento da frota veicular, que este ano vem superando 11%, em 2009 também houve maior concentração de chuvas nesta época em toda extensão do estado da Paraíba.

 

Os acidentes continuam sendo provocados pela falta de prudência e atenção de alguns motoristas que não respeitam as regras de trânsito e ainda dirigem com excesso de velocidade, sendo esta uma das principais causas de ocorrências neste ano, quando no decorrer da operação foram registradas 29 saídas de pista, oito capotamentos, três tombamentos e sete quedas de motocicleta.

 

Logo os acidentes causados pela falta de atenção, lideraram com 36 colisões traseiras, 19 colisões laterais, oito colisões transversais e sete frontais por ultrapassagens indevidas.

 

As orientações da PRF centralizam nas questões relacionadas com a distância segura entre veículos, ultrapassagem, excesso de velocidade, respeito à sinalização e com a ingestão de álcool ao dirigir. Aqueles que não seguiram essas poucas dicas de segurança, certamente estão incluídos nesta estatística.

 

Durante a Operação a PRF fiscalizou 4.468 veículos, autuou 1.418 motoristas por infrações diversas, 4.494 veículos que transitavam acima da velocidade permitida foram detectados pelo radar e 65 ficaram retidos para regularização.

 

Ainda, 32 pessoas foram conduzidas para Delegacia de Polícia. Sendo 23 por estarem dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Um veículo com queixa de roubo, também foi recuperado e 120 usuários receberam auxilio da PRF.

 

O chefe da 3ª Delegacia da 14ª Superintendência da PRF com sede em Patos, Inspetor Borges explica como foi o desenvolvimento e os acidentes registrados aqui em Patos durante a operação. Confira na entrevista.