ColunistasRodrigo Cézar Limeira

Previsão: muita chuva em áreas do Sudeste e vcan no Nordeste. VÍDEO

ÓTICAS GUIMARÃES

Mais uma previsão para as chuvas no Brasil nos próximos 15 dias, utilizando o modelo GFS – Sistema de Previsão Global do NCEP – NOAA, é apresentada nesse vídeo. Os dados de entrada do modelo são de 06 de fevereiro de 2023, e os cenários de chuva obtidos, correspondem aos intervalos entre 06 e 12 de fevereiro e posteriormente entre os dias 13 e 19.

Região Norte: muita chuva em grande parte da região, principalmente nos Estados do Pará e Amazonas, resultante da interação entre umidade da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) e umidade sobre a Floresta Amazônica, resultante da transpiração vegetal e evaporação dos rios caudulosos da região. Nos dois cenários obtidos pelo modelo, as chuvas serão volumosas em boa parte da região.

Região Sul: no primeiro cenário entre 06 e 12 de fevereiro, pouca chuva para maioria das localidades da região, podendo ocorrer acumulados significativos de chuva de forma pontual. Já no segundo cenário, os índices melhoram significativamente, mas a chuva ainda será bem irregular, inclusive no Rio Grande do Sul. Isso mostra que alguns sinais do resfriamento observado nas águas do Oceano Pacífico na costa do Peru e Equador, região do Niño 1+2, ainda persistem na circulação atmosférica em altitude sobre a Região Sul do Brasil.

Região Sudeste: nos dois cenários, o modelo indica muita chuva para o norte de São Paulo, Sul de Minas, triângulo mineiro e até o Rio de Janeiro, chuvas que estarão associadas a episódios de frentes frias e ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), o norte de minas e porção central e norte do Espírito Santos, deverão ter pouca chuva ao longo dos próximos 15 dias.

Região Centro-Oeste: grande parte da região com acumulados de chuva razoáveis entre os dias 06 e 12 de fevereiro, mas que aumentam de forma significativa em grande parte da região entre os dias 13 e 19 de fevereiro.

Região Nordeste: grande parte da Bahia com pouca chuva dentro dos próximos 15 dias, devido ao efeito do núcleo de um vórtice ciclônico de altos níveis que está atuando na região. Entre os dias 06 e 12 de fevereiro, interior da Paraíba, Rio Grande do Norte com índices pluviométricos razoáveis, entre 25 mm e 55 mm na maioria das localidades do interior desses estados. Os destaques no intervalo de 15 dias fica por conta das boas chuvas no Maranhão, Piauí e Ceará. No segundo intervalo, entre os dias 13 e 19 de fevereiro, as chuvas diminuem no interior desses estados, incluindo Paraíba e Rio Grande do Nordeste, e aumentam no oeste da Bahia.

Créditos: NCEP – NOAA
Imagem de satélite: CPTEC/INPE

Por Rodrigo Cézar Limeira


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo