• Dra Milena
Gerais

Presidente da OAB/Patos explica mecanismo que busca combater candidaturas laranjas nas eleições desse ano. OUÇA

ÓTICAS GUIMARÃES

O presidente da OAB subseção Patos, Fred Igor, participou nesta terça-feira (09), do programa Espinharas Notícias e explicou como funciona o Observatório das Candidaturas Femininas lançado pela OAB – PB. O mecanismo tem como finalidade fiscalizar e combater as candidaturas laranjas em todo o estado nas eleições de 2022.

A nova comissão é formada por cinco advogadas que tiveram os nomes sugeridos pelo movimento das mulheres da OAB-PB e tem como tema: “lugar de mulher é na política”. O observatório atuará no sentido de garantir a participação efetiva das mulheres no pleito.

“A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, a qual a OAB Patos pertence lançou, através das suas comissões temáticas, o Observatório das Candidaturas Femininas para as eleições de 2022, com o lema “lugar de mulher é na política”. A ampliação da participação das mulher na política e o combate às candidaturas laranjas nas eleições deste ano, motivou a OAB a recompor o referido observatório para as eleições vindouras. A batalha é fazer cumprir a legislação eleitoral, que exige ao menos 30% das candidaturas proporcionais registradas seja de um dos gêneros”, explicou Fred.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 52% do eleitorado é feminino, mas apenas 11% são eleitas. Além disso, o Brasil está na posição 156 dentre 190 países que nega a participação feminina na política.

Ouça mais detalhes no áudio abaixo:

Fred Igor – Áudio: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM

Por Wânia Nóbrega – Patosonline.com


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo