Presença da Doula é garantida por Lei municipal em Patos



De autoria da vereadora Nadir Rodrigues (PMDB), começou a vigorar no município de Patos em outubro do ano passado o serviço da doula na maternidade local e hospitais locais. A Lei n°4.727/2016 assegura a presença da doula no período de trabalho de parto, parto e pós-parto.

Na sessão ordinária dessa terça-feira, 23, a vereadora apresentou requerimento solicitando ao prefeito de Patos, Dinaldo Filho, que insira o acompanhamento da Doula junto a Assistência Social da gestante no pré-natal.

“A Doula, para quem não conhece ainda, ‘mulher que serve’, Patos conta hoje de forma orgulhosa com essa grande mulher que é Itayana que está em Patos prestando esse excelente serviço. Para minha alegria, a lei que dá direito a Doula o acesso a qualquer hospital e maternidade é de minha autoria. Esse é um serviço que a mulher tem direito e muitos serviços querem negligenciar”, explicou.

Durante o pronunciamento na tribuna, nadir explicou que é importante o melhoramento do pré-natal para garantir às gestantes o esclarecimento sobre os seus direitos em relação aos cuidados que ela precisa ter. 

Segundo Nadir, que também é enfermeira, a Doula é uma pessoa capacitada – capacitação ocupacional. 

Uma doula (pronúncia: /ˈduːla/) é uma assistente de parto, com ou sem formação médica, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem estar da mulher.

No dia da mulher, 08 de março, foram lançadas pelo presidente da República, as novas diretrizes para o parto normal. “Lá ele deixa claro a importância que tem a presença da Doula e a presença do enfermeiro obstetra como forma de humanizar o trabalho de parto. Então, o que nós queremos, é fazer valer um direito humano”, pontuou.

Algumas gestantes que recebem o acompanhamento da Doula em Patos, estiveram presentes na Câmara nesta noite juntamente com a doula,  Itaiany Alves de Brito, que realiza o trabalho na praça Getúlio Vargas nos encontros ‘Roda com gestante".

 

Acilene Candeia