Prefeitura de Patos publica decreto que estabelece critérios com o COVID-19 e o Aedes Aegypti no dia de finados



A Prefeitura de Patos publicou o decreto nº 061/2020 que estabelece critérios para a visitação aos cemitérios para o dia de finados, celebrado em 02 de novembro. Além dos cuidados com relação à proliferação do novo coronavírus, o decreto também estabelece cuidados com relação ao Aedes Aegypti, tendo em vista o costume de levar e deixar vasos com plantas para os entes queridos.

O documento esclarece que o horário de visitação será das 05h até às 19h, sendo obrigatório o uso de máscara para os visitantes e trabalhadores dos cemitérios; distância de 2m (dois metros) entre barracas/tendas de vendas de velas e de alimentos, com demarcação de espaçamento entre as pessoas de no mínimo 1,5 m.

As barracas devem disponibilizar álcool 70% ou preparações antissépticas de efeito similiar para assepsia das mãos dos clientes; organização de filas nas entradas dos cemitérios com distanciamento de 1,5m entre cada pessoa. O visitante deve levar sua própria garrafa de água, além do álcool em gel a 70%; evita torcar em objetos, superfícies e em outras pessoas, além de manter o cuidado ao tossir, espirrar sempre protegendo a boca e o nariz com lenço ou papel descartável, ou ainda com o braço, nunca com as mãos.

A visitação nos cemitérios será monitorada por equipes da saúde, agentes de desinfecção pessoal, e demais secretarias.

Coordecom