Gerais

Prefeitura de Patos oferece a profilaxia Pré-Exposição ao HIV como prevenção

ÓTICAS GUIMARÃES

Muita gente desconhece, mas além de usar preservativos durante as relações sexuais existem outras maneiras de se prevenir contra o HIV/Aids. Uma delas é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), disponibilizada na cidade de Patos-PB pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA.

A PrEP funciona como estratégia de prevenção para parceiros das Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV), profissionais do sexo, e ainda para outras pessoas que costumam ter relações sexuais sem uso de preservativos, e por isso estão vulneráveis para ter contato com o vírus do HIV.

De acordo com a farmacêutica do CTA de Patos, Geanny Alves Dantas, atualmente o serviço atende 19 pacientes que utilizam uma combinação de dois medicamentos antirretrovirais todos os dias. Deste modo, o organismo fica preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

Ainda de acordo com a farmacêutica Geanny Alves, as pessoas que fazem o uso do método da PrEP não podem excluir o uso de preservativos, tendo em vista que a profilaxia por meio dos antirretrovirais não evita o contágio por outras doenças sexualmente transmissíveis.

As pessoas que têm dúvidas quanto ao tratamento da PrEP podem ter os devidos esclarecimentos diretamente na sede do serviço, que fica localizada na Rua Alto Casteliano, n° 1352, no bairro Jardim Guanabara.

O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h. Já o atendimento da PrEP ocorre todas as terças, a partir das 13h.

Coordecom


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo