Prefeitura de Patos formaliza entrega de plano de segurança para respaldar flexibilização de bares, restaurantes e academias



Zeca, e o procurador do município, Jonas Guedes, se reuniram de forma remota na tarde dessa última quarta-feira (29), com representantes dos Ministérios Públicos e outros órgãos fiscalizadores, para dialogar sobre o plano de segurança do município frente à pandemia do novo coronavírus, e ainda defender a flexibilização dos bares, restaurantes e academias, de acordo com todas as normas de segurança.

O secretário de Saúde, José Francisco de Sousa (Zeca), esclareceu que a reunião foi de cunho técnico, abrindo espaço para que a gestão municipal apresentasse dados e informações referentes à estrutura dos leitos, respiradores mecânicos, taxa de letalidade, e como a Covid-19 está se manifestando neste momento atual na cidade de Patos.

Ainda segundo o secretário Zeca, o município solicitou a permissão para flexibilizar os bares e restaurantes, e também as academias, tendo em vista a estrutura de saúde atual, tanto a nível de estado como de município, para continuar dando suporte aos casos da Covid-19, seja com a prevenção ou tratamento de pacientes.

Porém, os órgãos fiscalizadores solicitaram outro planejamento mais detalhado para que o município possa respaldar a decisão de abrir os segmentos citados, mesmo com o status de bandeira amarela adotada conforme protocolo do governo do estado.

Na tarde desta quinta-feira (30), o prefeito Ivanes Lacerda informou que o plano de contingência e retomada das atividades graduais, incluindo bares, restaurantes e academias, já foi entregue na manhã de hoje conforme solicitação feita pelos órgãos fiscalizadores na reunião de ontem.

Ivanes explicou que a apresentação do plano foi necessário devido ao status de bandeira amarela que o município ainda se encontra, e que de acordo com o governo do estado, ainda impede que os estabelecimentos citados sejam reabertos.

O prefeito comentou que o plano entregue na manhã de hoje fornece informações necessárias para respaldar o adiantamento de flexibilização proposto pelo município.

“Nós formalizamos esse documento e encaminhamos esse protocolo de retomada da nossa economia. Mas essa retomada, ela tem critérios. Será uma retomada gradual e segura. Será um protocolo de retomada gradual e com todos os critérios de segurança. Para que não avancemos e depois tenhamos que retroceder”, detalhou.

Por fim, o gestor deixou claro que o momento agora é de aguardar a apreciação e posicionamento dos órgãos fiscalizadores.

Fala de Zeca – secretário de saúde (reunião com órgãos fiscalizadores para discutir flexibilização de setores econômicos):

Fala do prefeito Ivanes Lacerda – entrega do plano de segurança para flexibilização de setores econômicos:

Coordecom




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.