Prefeitura de Patos cria comissão para acompanhamento técnico para garantir segurança na flexibilização da covid-19



Através do decreto n° 49/2020, o prefeito de Patos, Dr. Ivanes Lacerda, flexibilizou novos setores econômicos da cidade de Patos, dentro da proposta de bandeira amarela, instituída pelo governo do estado.

Portanto, a partir desta segunda-feira (03), passam a funcionar conforme medidas de restrição contra o novo coronavírus, setores como bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, docerias, cafeterias e similares, que possuam espaço próprio para serviço de atendimento aos clientes.

O secretário de saúde, José Francisco de Sousa (Zeca), disse durante entrevista na manhã desta segunda-feira (03), que já foi formada uma comissão de acompanhamento dos possíveis impactos causados pela Covid-19, tendo em vista as medidas de flexibilização adotadas no município.

Zeca explicou que a comissão é de caráter multidisciplinar, composta por membros de outras secretarias municipais.

Segundo detalhou, o acompanhamento técnico da comissão vai observar a eficácia das fiscalizações no tocante às medidas de prevenção e combate ao Covid-19, analisar dados estatísticos sobre o avanço e controle da pandemia, com ênfase na taxa de letalidade, recuperação, dentre outros pontos que precisam ser monitorados.

Além disso, o secretário anunciou as medidas ostensivas que serão intensificadas neste momento de flexibilização, como as fiscalizações da Vigilância Sanitária em parceria com a Guarda Municipal e outros setores da prefeitura, desinfecção de vias e órgãos públicos, dentre outras.

Secretário comenta avanços no combate à pandemia

Ainda nesse contexto, Zeca lembrou que, desde o início da pandemia, o prefeito Dr. Ivanes Lacerda teve todo o cuidado de adotar um protocolo capaz de minimizar os agravos da Covid-19. E citou como exemplo a aquisição de medicamentos para tratamento da doença, e ainda o atendimento na UPA e unidades âncoras.

Confiante que o trabalho está gerando resultados, o secretário comunicou que em visita à UPA 24 horas, na última sexta-feira, constatou que havia apenas um paciente isolado pela Covid-19, e que nenhum respirador mecânico estava sendo utilizado.

“Isso mostra que, não é que a pandemia está controlada. Ela está bem monitorada, e dentro de uma margem de segurança”, frisou.

Ouça Zeca:

Coordecom




Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal Patosonline.com não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.