• Dra Milena
PoliticaRegional

Prefeitura de Catingueira promove palestra com a delegada Silvia Alencar em alusão ao Agosto Lilás, tendo como tema: “Conscientização pelo fim da violência contra a Mulher”; veja fotos

ÓTICAS GUIMARÃES

A Prefeitura Municipal de Catingueira, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na noite desta quarta-feira, dia 31 de agosto, a palestra de encerramento da Campanha do Agosto Lilás, com o tema: Conscientização pelo fim da Violência contra a Mulher. Estiveram presentes representantes do prefeito, vereadores, secretários e população local. O Blog do Jordan Bezerra esteve presente fazendo a cobertura do evento.

O chefe de gabinete do prefeito, Lindeilton Leite e a Secretária da Mulher, Raquel Félix, iniciaram parabenizando o gestor pela atuação em defesa desse tema. Lindeilton ressaltou o trabalho da prefeitura, e as ações adotadas em favor do combate à violência contra a mulher. Após esse momento, foi iniciada a palestra da campanha.

A palestra foi ministrada pela Delegada de Polícia Especializada da Mulher, Dra. Sílvia Alencar, que discorreu por pouco mais de uma hora acerca dos direitos da mulher, bem como da estrutura de segurança disponível para apará-las. De início, a Dra. Sílvia Alencar falou da importância dessa campanha, ao conscientizar as mulheres sobre seus direitos judiciais. Além disso, a delegada evidenciou os trabalhos da Delegacia da Mulher em prol desse grupo.

Dra. Sílvia Alencar fez questão de alertar as mulheres acerca da violência doméstica, que ocorre muitas vezes dentro da própria casa da vítima e afirmou que esse fato faz parte do cotidiano de cada indivíduo, independente da proximidade. Através da palestra, a delegada evidenciou a importância também da Lei Maria da Penha, promulgada no dia 7 de agosto de 2006, e de seus avanços legislativos, priorizando a segurança do gênero feminino e fornecendo amparo para aquelas que denunciam as agressões sofridas, sendo essa considerada a terceira melhor lei do mundo direcionada a essa temática.

Durante sua fala, a delegada fez questão de evidenciar para o público a existência de cinco tipos de violência contra a mulher, são eles: violência psicológica, física, sexual, patrimonial e moral. Baseado nesse fato, ela indicou os procedimentos que a vítima deve adotar após sofrer qualquer tipo de agressão, não apenas física, e destacou que o medo ou a vergonha não devem impedir que a mulher busque seus direitos e vá de encontro à sua segurança. Ao expor as características de cada um dos cinco tipos de violência, Dra. Sílvia Alencar alertou sobre a existência de ciclos de violência, que fazem a vítima permanecer em situação de agressão. Por fim, a delegada ressaltou a importância da participação do homem no combate a esse tipo de violência, visto que esses são os principais causadores dessas ocorrências.

Após esse momento, foram sorteadas mulheres que estavam acompanhando a palestra para ganharem prêmios diversos, patrocinados pelo prefeito Suélio Félix e demais representantes. Em seguida, a organização do evento serviu lanches para todos que estavam presentes.

Fonte: Blog do Jordan Bezerra


Mostrar mais
Botão Voltar ao topo