Prefeitos do Médio Sertão discutem implantação dos Territórios da Cidadania



Prefeitos de 24 municípios do Médio Sertão Paraibano participaram na manhã de hoje de um encontro, que discutiu o lançamento, em breve, provavelmente final deste mês pelo governo Lula, de novos Territórios da Cidadania, nos quais estão previstas ações de 26 ministérios nessa região do Estado. Marenilson Batista, delegado federal do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), que coordenou as discussões, explicou detalhadamente o que vem a ser os Territórios da Cidadania e ouviu os principais problemas vividos por cada município, informações essas que vão ser levadas para a esfera federal quando da implantação dos novos territórios.


 


Houve muita queixa sobre a burocracia do governo federal, o que prejudica as iniciativas municipais de melhorar a vida da população. “Nosso dever é fazer que essa burocracia, esses entraves diminuam. Acreditamos que com a participação efetiva dos prefeitos, sociedade civil e órgãos estaduais e federais, a gente terá importantes ganhos para o povo do Médio Sertão”, comentou Batista.


 


Em Patos já vem sendo realizada a feira agroecológica, que tem diversos parceiros, além da Prefeitura. Pequenos produtores (30), organizados, comercializam seus produtos sem agrotóxicos diretamente com os consumidores, sem a presença do atravessador.


 


Na Paraíba existem apenas três territórios da cidadania, na Zona da Mata do Norte, do Sul e na Borborema.


 


Os prefeitos do Médio Sertão foram convidados a participaram, juntamente com os secretários do lançamento dos Territórios da Cidadania, data a inda a ser anunciada, quando o presidente Lula anunciará via teleconferência as principais ações do programa.


 


O secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos, disse que o encontro foi de suma importância. Enalteceu o objetivo dos Territórios da Cidadania por permitir que o município possa apresentar e tentar emplacar projetos que venham solucionar problemas locais.


 


Marcos Eugênio – Da Ass. de Imprensa da Pref. de Patos