Prefeitos decidem reativar Associação das Espinharas



Gestores e representantes de oito municípios, Patos, Quixaba, Mãe D’Água, São José do Bonfim, Santa Terezinha, Condado, São José de Espinharas e Cacimba de Areia estiveram reunidos na tarde de ontem (quarta 04) para discutir a reativação da Associação dos Municípios das Espinharas, que há mais de dez anos encontra-se abandonada.

 

Mais do que nunca, através da organização, as unidades federativas passam a dispor de maior abertura para conquistas que proporcionem desenvolvimento local e melhor qualidade de vida para a população.

Foi esse pensamento que tornou possível o encontro de ontem dos prefeitos, de seguirem o exemplo de outras regiões paraibanas, que estão se fortalecendo através de associações. A das Espinharas deverá contar com 18 municípios, já que os cinco do Vale do Sabugi estão interessados de se filiarem.

 

Segundo o prefeito Nabor Wanderley, anfitrião da primeira reunião para se discutir a reativação da Associação, com a formação do bloco poderá ser feito um consórcio de saúde, se reivindicar estradas para a região, dentre tantas outras que sozinho o prefeito tem dificuldade de conseguir, mas através da entidade as chances são bem mais reais.

Antes havia incentivo para aglomeração dos municípios via associação, mas, segundo os presentes ao encontro, não existia muita união, defesa e luta pela concretização das bandeiras entre as prefeituras. O prefeito de Quixaba, Júlio Cezar (PMDB), disse que considera como alternativa das mais importantes, que acaba dando maior impulso para a reativação da Associação, a possibilidade de regionalizar o Samu, que chegaria às demais localidades das Espinharas. “Os municípios que ficarem assistindo os outros trabalharem sua tendência é ficar sempre para trás”, comentou Cezar.

Na próxima semana os prefeitos da região de Patos participam de audiência com o presidente Lula. Só após o período de carnaval voltam a se reunir. A reunião ficou agendada para o dia 3 de março. A Famup – Federação dos Municípios Paraibanos enviará para esse encontro um técnico, que vai tirar todas as dúvidas dos presentes e facilitar a reativação da associação.

Assessoria