Prefeito quer desmontar diretoria do Patos Prev que está corrigindo desmantelo deixado por direções anteriores. Por Luiz Gonzaga Lima de Morais



Enquanto o prefeito Ivanes Lacerda começa desmonte da atual diretoria do Patos Prev, Secretaria da Previdência do Ministério da Economia mostra os progressos dos atuais diretores na recuperação do nosso instituto de previdência, conforme informação abaixo:

“A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia divulgou o Indicador de Situação Previdenciária dos RPPS (ISP- RPPS) de cada um dos 2.123 entes que possuem Regimes Próprios de Previdência Social. O Indicador é uma ferramenta que tem por objetivo dar maior visibilidade à situação previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), fornece critérios objetivos de comparação e maior controle social, contribuindo assim para a melhoria da gestão previdenciária.

O indicador é uma ferramenta de gestão previdenciária dos RPPS, instituída em setembro de 2017 pela Portaria SPREV nº 10/2017, para conferir visibilidade aos sistemas de previdência dos servidores públicos e fornecer critérios mais objetivos de comparação entre os entes e maior controle social da situação de cada Regime.

Conforme as palavras do Dr. Narlon Gutierre Nogueira, Subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social (Secretaria de Previdência do Ministério da Economia), “A divulgação do cálculo individualizado consolida o ISP-RPPS como instrumento que permite aos segurados e à sociedade acompanharem a situação de cada RPPS, bem como possibilita que seus gestores adotem medidas gerenciais buscando alcançar melhores resultados”.

A Paraíba possui atualmente 71 RPPS e com base no ISP de 2018, o PATOSPREV apresentava a colocação de 67º, resultado bastante preocupante para os padrões que o PATOSPREV merece. Diante de tal resultado, toda a equipe do instituto de previdência passou a desenvolver um trabalho de gestão mais focado na capitalização do RPPS, valorizando, bem mais, a Avaliação Atuarial, Política de Investimentos e Gestão de Governança. E com este esforço o PATOSPREV começa a mostrar um novo cenário com resultados bastante positivos, pois, atualmente, o PATOSPREV está conseguindo, ainda que em passos lentos, se capitalizar.

E com base nos dados divulgados pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, veio então a alegria de alavancar da 67º colocação para a 28º, com a ressalva de que do 16º colocado até o 40º todos estão empatados com a mesma pontuação.”

E o pior, da maneira que estão sendo procedidas as últimas mudanças feitas na equipe do prefeito, talvez sejam reconduzidos ao PatosPrev as mesmas figuras que desmantelaram o nosso instituto de previdência.

Luiz Gonzaga Lima de Morais